domingo, 27 de março de 2011

Carros do futuro terão reconhecimento facial para abrir as portas

Tecnologia destranca as portas, posiciona os bancos e emite um sinal de alerta quando o motorista não está olhando para a frente

iG São Paulo | 20/09/2010 13:16

A fabricante de processadores Intel apresentou duas tecnologias que serão usadas nos carros do futuro. A primeira usa o reconhecimento facial para destrancar as portas e posicionar o banco quando o motorista se aproxima do seu automóvel. Além disso, ela emite um sinal sonoro cada vez que ele desvia o olhar para o painel ou para o lado. Já a tecnologia chamada de identificação de contexto é capaz de analisar o ambiente ao redor do carro e reconhecer objetos e pessoas.

As novidades foram apresentadas na semana passada, durante o Intel Developer Forum, realizado em São Francisco, nos Estados Unidos. Os lançamentos foram feitos em duas etapas. Na primeira demonstração, o sistema foi capaz de reconhecer o motorista assim que este se aproxima do veículo. Automaticamente, o sistema destranca as portas e ajusta a posição de bancos, espelhos e volante de acordo com preferências pré-estabelecidas.

Na segunda demonstração, a Intel demonstrou como o sistema é capaz de reconhecer objetos que se aproximam do veículo. Sempre que isso acontece, ele emite alertas visuais e sonoros para chamar a atenção do motorista. O nível dos avisos é proporcional ao grau de desatenção percebido pelo veículo, com sinais moderados quando os olhos do motorista estão voltados para frente e alertas mais agressivos quando os olhos estão voltados para os lados. De acordo com a fabricante de processadores, a tecnologia vai fazer com que os carros fiquem mais seguros.

Fonte:

http://economia.ig.com.br/empresas/industria/carros+do+futuro+terao+reconhecimento+facial+para+abrir+as+portas/n1237780178132.html

Imagem: GettyImages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.