quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Robô brasileiro detecta larvas de mosquito da malária

O Robô Ambiental Híbrido Chico Mendes, criado pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), em 2005, já é considerado uma das melhores criações do laboratório de robótica do centro, e uma nova versão dele está sendo desenvolvida. Atualmente, o robô operado por controle remoto faz o monitoramento da região onde está sendo construído um gasoduto na Amazônia, e entre suas habilidades está a capacidade de detectar a presença de larvas do mosquito da malária.

O robô atual tem quatro rodas e pode se movimentar na água, na terra ou em pântanos. Agora, os pesquisadores estão trabalhando em uma versão que possa ser operado por uma pessoa em seu interior. "A nossa ideia é fazer um robô que tenha espaço para uma pessoa dentro", disse na quinta-feira o pesquisador do Cenpes, Ney Robinson Salvi dos Reis. Ele participou do seminário sobre inovação tecnológica brasileira na indústria de robôs, promovido pelo Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro.

Os pesquisadores do Cenpes estão trabalhando nessa modalidade do robô ambiental há cinco anos. A previsão é de mais dois anos para a produção em pequena escala. O Laboratório de Robótica do Cenpes está preparando ainda projetos para exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, visando ao pré-sal. Ney Robinson Reis disse que o Brasil tem todas as condições de desenvolver projetos na área de robótica, "seja para o pré-sal, seja para a Amazônia. Para qualquer coisa. É só a gente ter uma política de investimentos de médio e longo prazo".

Fonte:

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5243323-EI12886,00-Robo+brasileiro+detecta+larvas+de+mosquito+da+malaria.html

Imagem: Agência Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.