segunda-feira, 21 de março de 2011

Cuidados com redes sem fio

Navegar pela internet por meio de um hotspot público e sem senha é arriscado. Neste tipo de rede, a possibilidade de que os dados sejam interceptados por hackers é maior. Mas isto não quer dizer que não seja possível aproveitar uma conexão grátis. Ela pode ser usada normalmente, desde que haja uma atenção extra para certos aspectos. Veja a seguir quais atividades são seguras e inseguras em redes sem fio.

Atividades seguras

Em resumo, qualquer site com endereço que começa em HTTPS:// é seguro. O mesmo pode ser dito para sites que mostram um cadeado no navegador, indicador de proteção com criptografia SSL. Nestes sites é seguro inserir credenciais e senhas.

Se o endereço do site começar com somente HTTP://, não se preocupe a não ser que qualquer tipo de login de usuário e senha seja solicitado. A navegação em sites que não exigem cadastro, como páginas de notícias, é segura.

Atividades inseguras

O uso de e-mail em redes sem fio públicas é a atividade mais preocupante. Alguns serviços de webmail não possuem criptografia HTTPS. Verifique nas configurações de seu serviço se há uma opção de criptografia. O aviso também vale para programas de e-mail, como Outlook ou Thunderbird.

Outro ponto a ser observado são os documentos compartilhados. Toda pasta compartilhada sem senha em uma rede privada estará disponível para acesso em redes públicas.

No Windows Vista e 7 é só escolher o tipo “Pública” quando se conectar a uma rede para desabilitar o compartilhamento. Já no XP isto é feito manualmente com um clique com o botão direito em cada pasta. Nesse caso, clique em “Propriedades” e selecione da opção desejada na aba “Compartilhamento”.

Caso tenha urgência para acessar e-mails sem SSL ou fazer login em sites sem HTTPS, use uma rede virtual privada (VPN) para garantir o tráfego seguro de dados.

Quando se usa um serviço VPN, todos os dados da conexão são criptografados. Isso impede sua interceptação por hackers. Algumas opções gratuitas de VPN são CyberGhost e AnchorFree Hotspot Shield.


Fonte:

http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2011/03/18/sete+dicas+para+usar+o+pc+com+seguranca+10385300.html

Imagem:GettyImages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.