quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cabo HDMI: o que é e como conectar

Muitos alunos estão querendo assistir vídeos do youtube em sua TV. Se não têm uma TV que se conecta na internet, usa-se o cabo HDMI.

O cabo HDMI é um transmissor de dados para aparelhos de alta resolução, como televisores, videogames e computadores. O conector transmite simultaneamente vídeo e áudio de altíssima qualidade entre, por exemplo, um PlayStation 3 e uma televisão de LCD, garantindo imagem de ótima resolução e som com suporte a 5.1 canais e outras variações.
Existem vários modelos de cabo, com diferenças na velocidade e qualidade da transmissão. Aqueles que têm os conectores banhados a ouro, por exemplo, são de maior qualidade, visto que o material é mais resistente e apresenta maior condutibilidade de sinais. Todos os modelos, entretanto, têm dezenove pinos de encaixe, que merecem atenção na hora de realizar a conexão entre os dois aparelhos.  Um encaixe mal feito pode danificar o cabo e, em casos mais extremos, até o plug do próprio aparelho.
Uma dica importante: antes de começar a conectar seus aparelhos, é recomendável desligá-los. Se quiser ligar o videogame à TV, por exemplo, basta conectar uma das pontas na saída do console e, a outra, na entrada da TV.  Após isso, é só selecionar em sua televisão o input referente à entrada conectada e pronto. Para quem tem um sistema de som com suporte a 5.1 ou 7.1, em vez de conectar o cabo na entrada de sua televisão, deve conectá-lo ao aparelho de som e selecionar a entrada referente, nele e na televisão.
A mesma lógica funciona para notebooks e computadores em geral, bastando ligar uma ponta na saída HDMI do PC e a outra na televisão ou aparelho de som. Ao realizar essa ação, geralmente o computador é reconhecido automaticamente, sem a necessidade de selecionar a entrada na televisão.

HDMI 2.0
Apresentada na edição de 2013 da IFA, feira de eletrônicos que ocorreu em Berlim em setembro, a tecnologia HDMI 2.0 traz algumas mudanças que prometem tornar a imagem ainda melhor. Com ela, a resolução suportada será de 4k ou Ultra HD, com uma taxa de 50 ou 60 Hz de frequência. Seu antecessor, o HDMI 1.4, até suporta esse padrão, porém com uma taxa de frequência de apenas 25 Hz, o que viria a ser um problema na transmissão de dados para televisores com uma resolução de 4096 x 2160 pixels e futuros videogames.
Além da qualidade de imagem, o HDMI 2.0 promete um som nunca antes visto, com 32 canais simultâneos e até 1.536.000 Hz de transmissão de áudio. Para se ter uma ideia, os CDs comercializados possuem “apenas” 44,100 Hz e DVDs, em média, 100.000 Hz.
Os cabos continuam os mesmos, com 19 pinos, e isso significa que, mesmo uma pessoa tenha uma televisão 4k e tecnologia HDMI 2.0, ainda poderá assistir programas e rodar jogos na tecnologia HDMI 1.4. Por enquanto, apenas a Panasonic apresentou uma TV compatível com a tecnologia - Viera WT600 4K Ultra HD TV. Mas, ao que tudo indica, o próximo ano será recheado de lançamentos compatíveis com a nova tecnologia.

Henrique Duarte
Para o TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.