quarta-feira, 9 de março de 2011

Alô? Patente do telefone completa 135 anos.


Há 135 anos, no dia 7 de março de 1876, o escocês Alexander Graham Bell recebeu a patente do telefone - acessório sem o qual você não se imagina.
A invenção patenteada foi exibida em uma feira na Filadélfia, nos Estados Unidos, naquele mesmo ano. Segundo o site Archives.com, do governo-norte-americano, em 1878 o inventor descreveu o telefone da seguinte maneira: ''É possível conectar a casa, escritório ou fábrica de todos os homens com uma estação central, fornecendo a ele comunicação direta com seus vizinhos''.
A primeira lista telefônica dos Estados Unidos foi leiloada pela Christie's em junho de 2008. Ela contém nomes e números de telefones dos 391 residentes de New Haven, em Connecticut, no ano de 1878. Seu valor alcançou US$ 170 mil no leilão.
Alexander Graham Bell apresentou o telefone em 1876, na exposição do jubileu de Filadélfia. Em um mês e meio, Bell construiu dois aparelhos para mostrar aos visitantes da exposição, que, inicialmente, os acolheram com indiferença. Contudo, presente ao evento, D. Pedro II, imperador do Brasil, reconheceu-o como o professor da Universidade de Boston, que encontrara anos antes, e ficou curioso para saber o que ele construíra. De uma extremidade do aparelho, o inventor recitou o famoso monólogo de Hamlet. "Meu Deus", exclamou o imperador brasileiro. "Isso fala".
Acredite: a celebração dos 135 da patente do telefone tem tudo a ver com o Carnaval. O primeiro samba gravado oficialmente teve o título "Pelo Telefone", em 1917. Emudeceu, né?

Confira um pouco mais desta história a qual o seu moderno iphone 4 logo entrará. Acesse:
http://tecnologia.uol.com.br/album/20110207_grahambell_album.jhtm#fotoNav=1

Fonte: Tecnologia UOL
Imagem: GettyImages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.