sábado, 18 de junho de 2011

Microsoft alerta contra golpe do suporte telefônico

Criminosos têm enganado usuários, levando-os a instalar malwares em suas máquinas. Em alguns casos, eles até cobram pelo "serviço".

A Microsoft alertou clientes norte-americanos contra ligações telefônicas falsas que oferecem suporte para Windows, mas cuja intenção real é enganar os usuários levando-os a instalar malwares em seus computadores - e alguns até mesmo cobram pelo "serviço".

A estratégia não é nova. Especialistas em segurança afirmam que o problema ocorre há cerca de um ano, mas a Microsoft foi a primeira a quantificar o problema. De acordo com a fornecedora do Windows, que patrocionou pesquisas nos EUA, Inglaterra, Irlanda e Canadá, 15% dos entrevistados disseram ter recebido chamadas não solicitadas de pessoas que se passavam por técnicos que ofereciam checagem de segurança para seus computadores. A empresa também disse que 22% dos usuários que receberam a ligação caíram no golpe.

Os criminosos enganam os usuários informando que seus computadores estão infectados para convence-los a fazer o download do software ou permitir que um “técnico” acesse seu computador remotamente. Os usuários ainda são cobrados pela “ajuda” e também pelo programa inútil. Na verdade, o software é um malware que rouba contas e senhas registradas no computador.

“Eles se aproveitam da ignorância”, afirmou Sean Richmond, consultor sênior em tecnologia no Sophos, em podcast postado na quinta-feira (16/6). Em muitos casos, os criminosos pedem que o usuário abra a página de logs de eventos, que registra muitas atividades do PC, incluindo erros de programas, e que pode parecer alarmante para muitos internautas, acrescentou Richmond.

Segundo a Microsoft, as pessoas enganadas sofreram perdas financeiras de 875 dólares, em média. Entre os outros problemas enfrentados por usuários do Windows estão perda de senhas, fraude de identidade, dinheiro desviado de contas bancárias e computadores lentos.

“Os criminosos provaram mais uma vez que a habilidade de inovar em suas estratégias é motivada por uma impiedosa busca por dinheiro", disse Richard Saunders, diretor de uma das equipes de relações públicas da Microsoft, em comunicado.

Fonte:

http://pcworld.uol.com.br/noticias/2011/06/17/microsoft-alerta-contra-golpe-do-suporte-telefonico/

Imagem: GettyImages

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