domingo, 30 de dezembro de 2012

Aniversário do Blog

Hoje, dia 30 de dezembro, completam 3 anos que o nosso singelo blog está no ar. Agradecemos imensamente pelos mais de 26.000 acessos, não só no Brasil, mas em vários lugares do mundo como Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Rússia, Holanda, Ucrânia, França, Angola e Emirados Árabes Unidos, entre outros, de acordo com as estatísticas.
O ano termina e se renovam as esperanças em dias melhores. Sempre desejando que a tecnologia possa nos auxiliar a melhorar o mundo, sem se esquecer da natureza, pois sem a nossa mãe terra, não estaremos aqui para desfrutarmos do futuro. Usemos a tecnologia com consciência e não por um consumismo banal.
Que 2013 seja um ano de união e paz para nosso planeta.
Feliz Aniversário! Feliz Ano Novo!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Boas Festas


Desejo a todos um ótimo Natal e que a virada do ano seja de muita PAZ e SAÚDE. É o que nós e o mundo precisamos: de muita paz e saúde. 

Que nossa estrela continue sempre brilhando e nos guiando nessa viagem de 365 dias que em breve se iniciará. Como fez com Balthazar, Gaspar e Belchior, mostrando-lhes o caminho a seguir, nos guie principalmente nos dias de tempestade, que naturalmente surgirão, e nos ilumine plenamente nas alegrias, que com toda a certeza brotarão pelo caminho do Criador. 

Que em 2013 sejam reduzidas as discórdias, os preconceitos e diferenças e que sejam valorizados o amor, o companheirismo, a amizade, o carinho, a solidariedade, a honestidade, a verdade, a gentileza, a união... o abraço... o aperto de mão... o sorriso...

Renovemos a Esperança em um mundo melhor.
E que a tecnologia possa contribuir mais e mais para isto.

Boas Festas!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Manuscritos do Mar Morto são publicados online


Jerusalém - Milhares de manuscritos do Mar Morto, que datam de mais de dois milênios, foram fotografados e a partir de agora podem ser consultados na internet, anunciou nesta terça-feira a Autoridade de Antiguidades israelense.
Entre esses manuscritos, figuram fragmentos dos pergaminhos mais antigos do Antigo Testamento descobertos até agora, em particular os Dez Mandamentos, do capítulo 1 do Gênese, até os Salmos e o Livro de Isaías, em sua integralidade e textos apócrifos.
As técnicas mais modernas de tratamento da imagem, desenvolvidas principalmente por especialistas da Nasa, foram utilizadas para arquivar e tirar do anonimato o conjunto dos milhares de fragmentos de manuscritos até agora pouco acessíveis ao grande público devido a sua fragilidade.
Os procedimentos empregados permitirão também analisar melhor o estado de conservação desses documentos, que datam do terceiro ao primeiro século de nossa era. O lugar onde foram encontrados os rolos do Mar Morto, considerados uma das descobertas arqueológicas mais importantes do século XX, foi localizado por acaso por um pastor de cabras em 1947, em Qumran, em uma gruta perto do Mar Morto na Cisjordânia.
Os documentos mais antigos remontam ao século III antes de Cristo e o mais recente foi redigido no ano 70, no momento da destruição do segundo Templo judeu por legiões romanas.
A maioria desses documentos estão conservados no Museu de Israel, em Jerusalém, e alguns foram apresentados no exterior, mas sua fragilidade limita sua manipulação e sua exposição à luz.

Por AFP
 • Terça-feira, 18 de dezembro de 2012 - 18h32






Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/manuscritos-do-mar-morto-sao-publicados-online-18122012-50.shl?utm_source=redesabril_info&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_info&utm_content=info&

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Hoje é o 197º Aniversário de Ada Lovelace



Ada Lovelace é considerada a primeira programadora da história, pois foi quem escreveu o que hoje se considera o primeiro algoritmo para ser interpretado por uma máquina. A Condessa de Lovelace era matemática e trabalhou com Charles Babbage na máquina analítica, também chamada computador mecânico.
Filha do poeta Lord Byron, embora sem nunca ter tido contato com ele, Ada traduziu em 1842 um artigo do italiano Luigi Menabrea sobre o funcionamento da máquina analítica, mas acrescentou notas à tradução que eram mais longas do que o texto em si. A última seção das anotações da condessa descreve o que é considerado o primeiro programa de computador da história: um algoritmo para calcular números de Bernoulli.
O algoritmo teria funcionado se a máquina de Babbage tivesse realmente sido construída, mas o projeto só foi realmente concluído em 2002, pelo Museu da História do Computador, em Londres.
Segundo historiadores, a maior contribuição de Ada Lovelace à programação foi vislumbrar que o computador mecânico poderia fazer outras operações além de simplesmente fazer contas com números.


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Microsoft Security Essentials perde a certificação AV-Test


A conhecida solução antivírus da Microsoft, a Security Essentials, perdeu a certificação AV-Test em seus mais recentes testes de nível de proteção – entre setembro e outubro – alcançando uma pontuação de apenas 1.5, de um máximo possível de 6.0 para esta categoria. O Microsoft Security Essentials passou em apenas 64% do total de testes de nível de segurança no conjunto de testes do laboratório. A grande falha do programa da Gigante de Redmond, foi em não reconhecer um volume satisfatório de ameaças “zero-day”, ou seja, aquelas que ainda não são conhecidas. Este percentual não cobre os requisitos para a certificação AV-Test e, além disso, é bem inferior aos 89% alcançados pela maioria das suítes de segurança avaliadas pelos especialistas da AV-Test.
O problema, segundo eles, reside no motor de heurística do software, que é o responsável por detectar comportamentos estranhos de algum processo que esteja ativado no sistema. Em contrapartida, o antivírus detectou 100% das ameaças com pelo menos 3 meses de idade. Mas acredito que isso qualquer software de segurança que se preze conseguiria. Se serve de consolo, o Microsoft Security Essentials se saiu muito bem nos testes de usabilidade, atingindo a nota 5.5 de um máximo de 6.0. Veja acima como ele se saiu em cada um dos testes realizados.

O pior de tudo não foi nem ter conseguido a certificação AV-Test, e sim ter sido a única solução de segurança a não passar nas provas. Entre os outros softwares avaliados pelos especialistas da AV-Test destaca-se o BitDefender, tendo as pontuações mais altas, considerando-se todos os aplicativos, tanto gratuitos como pagos. F-Secure Internet Security e Kaspersky Internet Security completam o pódio dos três melhores antivírus. Entre as suítes de segurança pagas as maiores pontuações foram conquistadas pelo ZoneAlarm Free Antivirus + Firewall da Check Point. Se quiser ver o resultado de todas as soluções avaliadas, basta clicar aqui e ir até o site da AV-Test. ( http://www.av-test.org/en/tests/home-user/ e escolha o seu sistema operacional)
Aqui cabe um alerta importante, especialmente para os novos usuários do Windows 8: considerando que a suíte de segurança Windows Defender, que integra o Windows 8, compartilha o mesmo motor de detecção do Security Essentials, talvez seja uma boa ideia que os usuários desses produtos busquem outra solução. Pelo menos até que a Microsoft reforce a sua suíte de segurança e a coloque no nível das demais suítes avaliadas.

Com informações: VR-Zone


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Cientistas estudam risco de máquinas inteligentes atacarem humanos



Será que os computadores um dia ficarão mais inteligentes do que os humanos e dominarão o mundo ou isso só acontece em filmes de ficção científica? Filósofos e cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, acham que a questão merece atenção, e anunciaram no domingo a criação do Centro para estudo de Riscos à Existência, segundo o Huffington Post.
"No caso da inteligência artificial, parece razoável prever que em algum momento neste século ou no próximo a inteligência vai escapar das restrições biológicas", aponta o professor de filosofia de Cambridge Huw Price. "(Então) não seremos mais as coisas mais inteligentes por aqui", completa.
Ele não pensa em computadores malvados, mas ressalva que as máquinas inteligentes teriam "interesses que não nos incluem". Price sabe que algumas pessoas acreditam que a preocupação é fora de proporção, mas alerta que "como não se sabe quão sérios são os riscos, não se tem uma previsão temporal, esquecer a ideia é perigoso".
O professor explica que é difícil prever que tipo de riscos as máquinas inteligentes podem representar, mas exemplifica que os computadores poderiam começar a usar recursos para o próprio benefício, desconsiderando as preocupações humanas. Ele compara a situação ao domínio do homem sobre o planeta, que ao se espalhar para outras terras começou a consumir para o próprio bem recursos que eram essenciais à vida de outros animais.
O Centro para estudo de Riscos à Existência é uma iniciativa de Price com Martin Rees, docente de cosmologia e astrofísica, e Jann Tallinn, de computação. A inauguração, segundo a universidade, está planejada para o próximo ano.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Você sabe qual é a velocidade média da internet no Brasil?


Velocidade média de internet no Brasil é de apenas 2,1 Mbps
Por Felipe Alencar


Não é segredo para ninguém que o acesso à internet no nosso querido Brasil não é dos melhores. Empresas pilantras que cobram uma pequena fortuna por uma conexão porca, links que quase nunca atingem a velocidade contratada, péssimo atendimento e desrespeito ao cliente são um dos fatores que tornam o nosso acesso à internet uma dor de cabeça. Mas você tem uma real ideia de quão ruim é a nossa internet? Bom, a Akamai, uma empresa de estatísticas que costuma fazer medições da velocidade média da internet no mundo todo pode dar uma luz sobre essa questão. O seu último relatório, referente ao segundo trimestre deste ano, revelou que o Brasil tem uma velocidade média de apenas 2,1 Mb/s. Considerando que muitos começaram usando a internet com um link de apenas 300 Kb/s, essa velocidade média pode parecer até boa. Mas só parece.

No mundo todo, o Brasil só está à frente dos países africanos e das zonas de guerra, como o Oriente Médio. Nossa, que impressionante! Na América do Sul, ficamos atrás de Equador e Chile. Quando partimos para a média de velocidades de pico, o Brasil atinge a marca de 14,9 Mb/s. Vamos comparar essa média, que é a maior, com a de outros países. Veja:

Equador: 15,2 Mb/s
Chile: 19,5 Mb/s
Canadá: 25,2 Mb/s
EUA: 27,1 Mb/s
Romênia: 38,6 Mb/s
Japão: 40,5 Mb/s

Se você quiser ter, imediatamente, a internet mais rápido do mundo, a um preço bem baixo, pode arrumar suas malas e se mudar para Hong Kong. Lá eles têm uma velocidade de pico média que chega a 49,2 Mb/s. O segundo país com melhor conexão é a Coréia do Sul. Agora, se você quiser ter o Brasil no topo da lista, basta mudar o escopo do estudo de “velocidade de pico média” para “preço de pico médio”. Aí pode ter certeza que o nosso querido país seria um dos primeiros, senão o primeiro da lista.
O Brasil tem sua velocidade média e de pico abaixo das médias mundiais. O que poderia explicar o fato de que países mais pobres, como Chile e Equador, têm uma internet mais rápida que a nossa? Eu consigo vislumbrar 03 motivos principais. Primeiro, e acredito, mais sério problema: infraestrutura. Nós temos uma infraestrutura que não suporta todo o tráfego que os brasileiros geram. E isso se dá tanto em conexões fixas mas, principalmente, móveis. Segundo, o governo que não dá os devidos incentivos e investimentos para que as empresas melhorem seu maquinário e fornecimento. E terceiro, empresas extremamente gananciosas, que faturam milhões, talvez até bilhões, e não investem o suficiente em infraestrutura de rede. Além do mais, como você sabe, o Brasil é um país de dimensões continentais, e isso por si só já é um obstáculo para a propagação de uma banda larga de qualidade. Mas nem de longe, o principal motivo.

Fonte: http://www.guiadopc.com.br/noticias/29001/velocidade-media-internet-brasil.html
Imagem: Google

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

China desenvolve "mega" supercomputador


Por Fabiano Candido, de INFO Online
Domingo, 04 de novembro de 2012


São Paulo – Cientistas da computação chineses trabalham na concepção do supercomputador mais poderoso do mundo. A máquina, que receberá a alcunha de Tianhe-2, terá uma capacidade de 100 petaflops de processamento.

A nova máquina será capaz de processar algo em torno de 100 quadrilhões de operações por segundo. Ela ficará pronta em 2015 e terá a missão de substituir o “orgulho chinês” Tianhe-1A – uma máquina feita com CPUs chinesas, com poder de processamento de 4,7 petaflops e quinta colocada na lista dos maiores supercomputadores (Top 500).


A máquina ficará instalada no Centro de Supercomputação de Guangzhou e será usada pelas Forças Armadas do país. Quando estiver pronta, será cinco vezes mais rápida que o mais potente supercomputador da atualidade: o americano Titan, do Oak Ridge National Laboratory.

Os chineses afirmam que a máquina poderá ter upgrade, ou seja, que ela poderá ganhar novos recursos e ficar mais potente com o tempo. Com isso, eles fazem uma engenharia para deixar a máquina capaz de receber recursos e atingir, em 2018, a casa dos 1000 petaflops por segundo.

Para alcançar o objetivo, a China estaria desenvolvendo uma tecnologia nova – ou seja, construindo processadores, memórias e até um sistema de refrigeração próprio e dispensando a ajuda de empresas especialistas em supercomputação.


PS: O petaflop é uma medida de velocidade equivalente a mil trilhões de cálculos por segundo.


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

29 de outubro - Dia Nacional do Livro



Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. 

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga. 

Para comemorar a data, Paulinho.com compartilha o link Domínio Público do Ministério da Educação ( http://www.dominiopublico.gov.br ) onde se pode fazer o download de várias obras, nacionais e estrangeiras, além de partituras, imagens, sons e vídeos.
Logicamente ler um livro no computador nem sempre é atraente, eu confesso, mas se preferir utilize um leitor de livros digitais (e-reader) à venda nas lojas de eletrônicos. Ou simplesmente leia um livro tradicional mesmo, pois o cheirinho de livro novo não tem igual nem digital.

Imagem: colhida no google

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Como a internet passa de um continente para o outro?

Que satélites que nada. No planeta Terra, a internet viaja mesmo é por gigantescos cabos submarinos.




Backbones submarinos distribuídos pelo planeta Terra 
(Fonte da imagem: Reprodução/Submarine Cable Map)


Ao contrário do que muita gente imagina, as informações da internet não são transmitidas somente por satélites que orbitam a Terra, mas por uma gigantesca rede de backbones submarinos que cruza os oceanos de nosso planeta.


As autoestradas da internet

Antes de entender como funcionam os cabos transoceânicos é preciso saber o que são os backbones. Trocando em miúdos (e utilizando o significado da palavra em inglês), podemos dizer que eles são a espinha dorsal de praticamente todas as trocas de informações dentro do mundo virtual.
Quando você envia uma mensagem para algum amigo seu, por exemplo, esta sai do seu computador, passa pelo modem e é entregue ao seu provedor de internet. Em seguida, essa empresa “despeja” os dados em uma rede de conexões capaz de levar tudo isso até um backbone. Este, por sua vez, funciona como uma estrada principal, uma grande avenida de fibra óptica, que trabalha levando as informações de forma rápida até uma nova rede de dados – fazendo, assim, com que a sua mensagem chegue ao destino da forma mais veloz possível.

Conexão ultrarrápida
Hoje em dia os backbones não só cruzam vários países, como também interligam seis dos sete continentes da Terra – somente a Antártica ainda não conta com uma ligação do tipo. Esses cabos atravessam os mares de todo o planeta e fazem com que a troca de informações entre os mais longínquos países seja rápida e (quase sempre) eficiente.

São milhares de quilômetros de fibra óptica – que respondem por cerca de 99% das conexões do nosso planeta. Estes cabos submarinos contam com uma capacidade total de troca de dados tão incrível que, se utilizada de uma vez só, já ultrapassaria os 7 terabytes por segundo.


Com isso, é possível percebermos que somente 1% da internet é coberta pelos satélites, uma vez que eles apresentam uma conexão bem mais lenta. Dessa forma, eles acabam trabalhando somente como uma espécie de “plano B”, uma garantia para o caso de algum acidente com os cabos acontecer.

Graças a essa eficiência, os backbones marinhos crescem cada vez mais. Atualmente, o maior cabo de todos é o SeaMeWe 3. Ele conecta nada menos do que 32 países, saindo da Alemanha e chegando até a cidade de Keoje, na Coreia do Sul. No total, o cabo tem aproximadamente 39 mil quilômetros de comprimento e cerca de 40 pontos diferentes de conexão. Apesar de enorme, este é só mais um dentro do grande universo de backbones submarinos espalhados pelo planeta Terra. Hoje, pode-se dizer que existem cerca de 190 cabos deste tipo em operação (ou sendo construídos) no fundo dos nossos oceanos.

Se quiser saber do que são feitos e como são instalados os backbones clique no link da fonte desta postagem que contém a matéria completa com imagens, gráficos e vídeos.








segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Feliz Dia do Professor

Para todos os professores, fica aqui a nossa homenagem com estas sábias palavras que são o lema do meu blog:


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Cora Coralina

terça-feira, 9 de outubro de 2012

ONG lança cartilha de segurança na internet para crianças e adolescentes


BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Aproveitando a semana da criança, a ONG SaferNet, especializada em segurança na internet, lançou uma cartilha virtual para adolescentes e pré-adolescentes com dicas e orientações para o uso seguro da rede.

Com visual colorido, o "Diálogo Virtual 2.0" aborda temas como privacidade nas redes sociais, uso excessivo de internet, ciberbullying e sexting (troca de mensagens com
conteúdo sexual). Além disso, traz explicações sobre ferramentas (e seus perigos) como o Twitcam.

A cartilha, no formato PDF, pode ser baixada no site da SaferNet. Clique aqui para ir à página com o link para o download (em "Confira a cartilha que fizemos pra você!").

O documento é resultado do Helpline-Br, um projeto no qual crianças, adolescentes, pais e educadores podem conversar e procurar orientação on-line com uma equipe de psicólogos.

O conteúdo da cartilha é baseado nos mais de 700 atendimentos feitos pelo Helpline-Br desde o início de setembro, quando foi lançado.

O "Diálogo Virtual 2.0" não tem só dicas de prevenção - ele traz conteúdo para crianças que já foram vítimas em casos de sexting e ciberbullying.

A ONG também lançou nesta terça-feira (9) um portal no qual educadores podem encontrar conteúdo para discutir os riscos da rede na escola. Acesse o portal em: http://new.netica.org.br/educadores


Imagem: Imagem do "Diálogo Virtual 2.0", cartilha de segurança na internet feita pela ONG SaferNet


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Em 25 anos, 100 mil pessoas viverão em cidades flutuantes



Por volta de 2037, 100 mil pessoas estarão vivendo sobre os oceanos. A previsão é do Instituto Seasteading. Com sede na cidade californiana de São Francisco, o centro propõe a construção de estruturas sobre o mar, onde as pessoas possam morar e trabalhar de forma sustentável e estimula a construção de diversos modelos de cidades flutuantes.

Entre os diferenciais dos projetos apoiados pelo instituto, destacam-se o uso de navios como colônias flutuantes e o planejamento de estruturas altamente funcionais. Uma das propostas do Seasteading é o Projeto Oasis, que incentiva iniciativas relacionadas com aquacultura e educação ambiental. Ainda em fase experimental, são apoiados projetos em diversas partes do mundo, como fazendas marítimas na costa da Califórnia e na Costa Rica. 

Com parcerias de instituições de ensino e profissionais da área marítima, o instituto está expandindo sua pesquisa na área de engenharia durante o ano de 2012. Dessa forma, a entidade pretende investigar os custos do uso de energias renováveis, como eólica e solar, para as comunidades flutuantes, e tornar cada vez mais possível a construção de cidades sobre o mar. Uma das principais preocupações do Seasteading é em relação às formas mais sustentáveis de tecnologias e soluções energéticas a serem usadas nas cidades flutuantes. 

Desenvolvido pelo diretor de engenharia do Seasteading, George L. Petrie, um dos estudos apoiados pelo Seasteading é sobre planejamento das estruturas utilizadas nas comunidades sobre o mar até 2017. De olho em um prazo um pouco maior, o projeto discute formas de energia sustentável, como solar e termal, além do custo e mantenimento das estruturas utilizadas nas futuras cidades flutuantes. 

Instituto premiará a primeira cidade flutuante
Criado para premiar a construção da primeira comunidade autônoma em uma cidade flutuante, o Poseidon Award só será entregue para os criadores de uma comunidade sobre o mar com mais de 50 habitantes em tempo integral, que seja autossuficiente, ofereça residências no mercado aberto e tenha autonomia política real. De acordo com o site do instituto, a meta é apresentar o Poseidon Award em 2015.

Imagem: Wendy Sitler-Roddier/Divulgação

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dilma diz que governo quer garantir qualidade da internet no país


Por Agência Brasil
 • Segunda-feira, 10 de setembro de 2012 - 08h32


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (10) que o governo pretende garantir a qualidade da internet banda larga no país. Ao comentar medidas anunciadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre o assunto, a presidenta destacou que o país registra atualmente 78 milhões de conexões banda larga, sendo 59 milhões de internet portátil.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que um decreto publicado em outubro do ano passado determinava que a Anatel definisse critérios para avaliar e monitorar os serviços de internet prestados no Brasil.

“Muitos consumidores estavam reclamando da velocidade e da estabilidade das conexões. Reclamavam que pagavam e não recebiam pelo serviço pago. Em muitos casos, os consumidores recebiam apenas 10% da velocidade da internet que eles tinham contratado com as empresas prestadoras desse serviço”, ressaltou.

Durante o programa, a presidenta reforçou que, a partir de outubro, as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da anunciada.

“Estamos trabalhando para ampliar cada vez mais o acesso das famílias a uma boa conexão de internet”, disse a presidenta. “Fiscalizar significa garantir ao consumidor a necessária proteção contra serviços de má qualidade, garantir o rigoroso cumprimento do que foi por ele contratado e pago. Só assim o consumidor terá os seus direitos respeitados.”

Pouco mais de uma semana do início do cadastramento de usuários para testar a qualidade da banda larga fixa no país, aproximadamente 32 mil pessoas se inscreveram para participar da medição, que será feita por uma entidade aferidora selecionada pela Anatel.

Os dados coletados serão divulgados mensalmente pela Anatel e servirão para que o órgão avalie se as empresas estão cumprindo as metas de qualidade estabelecidas.

No caso de descumprimento, a agência poderá estabelecer prazos para que o problema seja resolvido, aplicar multas ou até determinar a proibição de vendas.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/mercado/dilma-diz-que-governo-quer-garantir-qualidade-da-internet-no-pais-10092012-0.shl?utm_source=redesabril_info&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_info&utm_content=info&



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

'Diálogo' entre aparelhos marca feira de tecnologia na Alemanha


BRUNO ROMANI
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM



Livres dos cabos e conectados à rede, TVs, celulares, tablets, câmeras e até eletrodomésticos enviam informações e emprestam funções uns dos outros. Na IFA, uma das maiores feiras de eletrônicos da Europa, que termina na quarta, os aparelhos estão batendo papo entre si.

A primeira grande a falar sobre o assunto no evento foi a Panasonic. O executivo-chefe da empresa na Europa, Laurent Abadie, falou como uma casa toda conectada é como a empresa imagina o futuro.

Ele exibiu um vídeo em que pessoas controlavam eletrodomésticos, como geladeira e ar condicionado, por meio de apps em smartphones. À distância, era possível ajustar o consumo de energia e a temperatura de cada um deles. Até um forno micro-ondas poderia ser ativado pela rede.

De concreto, a Panasonic demonstrou como a câmera recém-lançada Lumix SZ25 interage com tablets e smartphones. Com o app Lumix Link, dá para controlar o visor da câmera e funções como zoom e disparador de fotos. Bastam estar na mesma rede Wi-Fi.

Algo parecido foi visto em uma das estrelas da IFA, a Galaxy Camera, a compacta que roda Android 4.1, apresentada pela Samsung. Por meio de smartphones também com Android, o usuário toma as rédeas do visor da câmera.


Ela também disponibiliza as fotos instantaneamente para outros dispositivos da família Galaxy que estejam on-line, como o S3, e se conecta a redes 3G e 4G.

"Acredito que dispositivos ficarão cada vez mais conectados, enquanto o conteúdo se muda para a nuvem", diz Albert Mombarg, diretor sênior de Smart TV da Philips-TP Vision. "Para que tudo isso funcione, a comunicação entre dispositivos precisa acontecer sem engasgos, e a qualidade da conexão também se torna importante."

Outra categoria que está se comunicando com smartphones e tablets é a de TVs. A Philips mostrou como o MyRemoteApp, compatível com iOS, permite que seus aparelhos inteligentes transmitam conteúdo para dispositivos móveis na mesma rede Wi-Fi.

Dessa forma, a transmissão segue um caminho inverso ao mais comum tentado até agora por fabricantes - o envio de conteúdo móvel para telas maiores.

A WT50, da Panasonic, é capaz de armazenar fotos e avisar donos de iPhone e aparelhos Android sobre elas. É possível "puxar" a imagem para o aparelho móvel e fazer o inverso, "empurrando-a" do smartphone para o televisor.

Outra estrela do evento, o tablet Xperia S, da Sony, também parece ter nascido para falar com TVs. O aplicativo de controle remoto, presente desde a versão anterior, permite ao usuário comandar até seis eletrônicos por meio de um sensor infravermelho.

A prancheta também ganhou o app Watch Now, que se conecta à TV para oferecer um guia de programação.
Não há informações sobre a disponibilidade no Brasil.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Empresa brasileira lança o menor pendrive do mundo


Gitec MF300 possui apenas 18 milímetros e pode armazenar até 4 GB de dados para os consumidores.


A empresa brasileira Gitec acaba de anunciar o seu mais novo pendrive. Trata-se do MF300, que chegará ao mercado tentando ser o menor modelo já visto, com apenas 18,13 milímetros (menos de 2 centímetros). Mesmo com as dimensões mínimas, ele pode armazenar até 4 GB de informações e será vendido em três cores diferentes (prateado, dourado e ônix).

Ainda não há previsão para a chegada dos produtos ao mercado, assim como a Gitec não informou qual será o preço cobrado para cada um dos novos pendrives. Para ficar por dentro do assunto, você pode clicar neste link e se cadastrar no sistema de avisos da fabricante.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/pendrive/28786-empresa-brasileira-lanca-o-menor-pendrive-do-mundo.htm?utm_source=facebook.com&utm_medium=referral&utm_campaign=imggrande
Imagem: Divulgação/Gitec

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ranking aponta os sites mais populares do mundo

Em uma lista que aponta os 500 sites mais populares do mundo da empresa de análise de tráfego de dados na internet Alexa é possível perceber que buscas, redes sociais e vídeos estão no topo da preferência dos internautas (que já são mais de 2 bilhões, segundo a Organização das Nações Unidas). Veja a seguir quais endereços são os mais acessados por eles:
1º - Google: No topo da lista, o site de buscas segundo o levantamento da Alexa é visitado por 43,53% dos internautas no mundo e, em relação ao ranking do ano passado, manteve a liderança. O Google capta 5,4% das visualizações de páginas em todo o mundo.
2º - Facebook: Em segundo lugar, a rede social consegue ter 41,94% de visitas de internautas no mundo e também estava na segunda colocação no ano passado. Em termos de visualizações de páginas, no entanto, o Facebook ganha do Google, com 6.7%.
3º - YouTube: O site de compartilhamento de vídeos consegue visitas de 29% de internautas no mundo e também manteve a posição no ranking dos 500 mais populares em relação a 2011. Em média, os usuários gastam 18 minutos assistindo a vídeos no YouTube, aponta a Alexa.
4º - Yahoo!: O Yahoo!, mesmo com seus altos e baixos, ainda ocupa a quarta colocação entre os sites mais populares do mundo, assim como no ranking de 2011, com 21,4% das visitas de usuários de internet.
5º - Baidu.com: Principal site de buscas na China, o Baidu detém 11,79% das visitas de internautas do mundo. Vale lembrar que a China possui 513 milhões de usuários de internet, responsáveis pela boa colocação do Baidu no ranking -- subiu uma posição em relação a 2011.
6º - Wikipedia: A ''enciclopédia digital'' possui 11,57% das visitas de internautas no mundo. Em média, indica a Alexa, os internautas gastam quatro minutos navegando na Wikipedia.
7º - Windows Live: Agora ''live.com'', o endereço para login em contas da Microsoft subiu uma posição em relação ao raking dos sites mais populares do ano passado. O endereço é visitado por 9,83% dos internautas no mundo.
8º - Twitter: Outro site que subiu uma posição entre os mais populares foi o microblog Twitter. Agora em oitavo lugar, o Twitter consegue 8,3% das visitas de usuários de internet no mundo. Eles gastam, em média, nove minutos navegando no site.
9º - QQ.com: Pouco conhecido do público brasileiro, o QQ.com é um dos maiores portais chineses. O site tem 7,15% das visitas de usuários de internet no mundo (mas, assim como no caso do Baidu, vale lembrar que só na China eles são 513 milhões).
10º - Amazon.com: Um dos maiores sites de comércio eletrônico, subiu cinco posições em relação ao ranking dos sites mais populares de 2011. Segundo o levantamento da Alexa, o Amazon.com tem 5,75% das visitas de internautas no mundo. Em média, os usuários gastam dez minutos navegando no site.
11º - Blogspot.com (Blogger): A plataforma de blogs caiu seis posições no ranking de sites mais populares, o que de certa forma até endossa quem indica o declínio de blogs no mundo. São 5,38% de visitas de usuário na internet mundial, que gastam em média 4 minutos no endereço.
12º - Google India: O site mais popular na Índia é o buscador também mais popular no mundo. Do ano passado para cá, o Google Índia caiu uma posição no ranking, mas ainda detém 4,76% das visitas de internautas.
13º - LinkedIn: A rede social de empregos subiu uma posição em relação ao ranking de 2011 e possui atualmente 4,74% das visitas a sites no mundo. O tempo gasto pelos usuários no site é de cerca de sete minutos.
14º - Taobao.com: Espécie de “eBay chinês”, o Tao Bao subiu três posições entre os sites mais populares, com 4,16% das visitas online no mundo. No site, os internautas gastam em média 14 minutos de navegação.
15º - Sina.com.cn: Outro portal de conteúdo chinês está entre os sites mais populares do mundo, com 4% das visitas de internautas no mundo.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/album/2012/08/13/ranking-aponta-os-sites-mais-populares-do-mundo-saiba-quais-sao.htm#fotoNav=1

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Paulinho.com ultrapassa 20.000 acessos

clique para ampliar


Meu blog ultrapassou a marca de 20.000 acessos! Estou muito feliz e agradecido a todos que se interessaram pelo que compartilho em meu blog, falando um pouco sobre tecnologia.
Como podem ver na figura acima, tive acesso até nos Emirados Árabes!
Obrigado a todos e fiquem de olho nas novidades.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Empresa desafia Facebook ao dizer que 80% dos cliques em anúncios são falsos

Do UOL, em São Paulo


Uma pequena empresa chamada Limited Run, que oferece software para venda de produtos ligados a música, desafiou o Facebook dizendo que 80% dos cliques em anúncios na rede social são falsos. A declaração – que ganhou bastante atenção na imprensa norte-americana – foi feita na página da Limited Run no próprio Facebook, de onde a empresa promete sair em breve.

A companhia afirma ter descoberto, usando ferramentas criadas por seus próprios desenvolvedores, que 80% dos cliques recebidos em seus anúncios no Facebook eram feitos por bots (robôs, ou softwares que realizam ações de forma automática), e não por usuários da rede social. Com isso, o maior site de relacionamentos do mundo receberia mais dinheiro com publicidade do que realmente deveria.

“Vamos deletar nossa página no Facebook nas próximas semanas, mas antes gostaríamos de explicar por quê. Alguns meses atrás, quando estávamos nos preparando para lançar a nova versão do Limited Run, começamos a testar os anúncios no Facebook. Infelizmente, durante esses testes, percebemos algumas coisas bem estranhas. O Facebook nos cobrava pelos cliques [dos anúncios], mas identificávamos somente 20% deles”, descreve o responsável pela página da empresa.

Ainda segundo o texto, inicialmente a companhia achou que era um problema em sua ferramenta de medição de tráfego. Passou então a usar outros serviços parecidos, que também reconheciam entre 15% e 20% dos cliques registrados pelo Facebook. “Fizemos então o que qualquer bom desenvolvedor faria e criamos nosso próprio software de medição. O que descobrimos: o JavaScript não era usado em cerca de 80% dos cliques que o Facebook nos cobrava.”

O texto explica que a medição fica difícil de ser feita quando o computador do usuário que clicou no anúncio não tem JavaScript (uma linguagem de programação que interage com códigos HTML). “O importante aqui é que, com todos os nossos anos de experiência, sabemos que somente de 1% a 2% das pessoas que chegam até nós têm o JavaScript desabilitado, e não 80%, como esses cliques que viriam do Facebook.”

Para identificar qual seria o problema, os desenvolvedores da Limited Run criaram então uma página de registro, para gerar métricas a cada atualização. “Sabe o que descobrimos? Que 80% dos cliques que estávamos pagando vinham de bots. Isso mesmo. Bots carregavam as páginas e faziam com que nossos gastos de anúncios subissem”, continua o texto.

“Tentamos contatar o Facebook. Infelizmente, eles não responderam. Sabemos a quem os bots pertencem? Não. Estamos acusando o Facebook de usar bots para aumentar o faturamento com publicidade? Não. Isso tudo é estranho? É. Mas vamos seguir em frente, porque não dá para provar a quem esses bots pertencem.” A Limited Run encerra o texto agradecendo a todos e divulgando seu endereço no Twitter, “onde não somos extorquidos”.

Em e-mail ao site “TechCrunch”, que publicou a história, um porta-voz do Facebook afirmou que a empresa está investigando as queixas da Limited Run. 


terça-feira, 24 de julho de 2012

Como zipar arquivos


Dicas para iniciantes: aprenda a compactar seus documentos em um arquivo do tipo ZIP!



Primeiro, gostaríamos de frisar que este tutorial trata de um tema que pode ser particularmente interessante para os usuários novatos, que estão nos primeiros passos no mundo dos computadores.
O formato ZIP é amplamente conhecido pela habilidade de reduzir o tamanho (em alguns KB ou até MB) de vários tipos de arquivos. Desde a sua criação, em 1989, o ZIP passou por várias mudanças e melhorias ao longo dos anos, com a atualização e aperfeiçoamento dos algoritmos de compressão dos dados.
Apesar de o ZIP ter a compressão de dados como seu grande destaque, esse formato é bastante usado pela natureza do arquivo final, pois ele reúne todos os documentos e pastas selecionadas em um único “contêiner” facilitando o transporte das informações.
Em 1998, a Microsoft decidiu integrar o padrão ZIP de arquivos ao sistema operacional. Desde então, os principais SOs (inclusive distribuições Linux e o Mac OS X da Apple) oferecem suporte à compressão de arquivos de forma nativa.
No tocante aos programas específicos para compressão de arquivos podemos citar o WinZip e o WinRAR, como os mais populares do ambiente Windows. Apesar de o segundo criar arquivos com a extensão RAR, ele trabalha com a tecnologia ZIP e, portanto, é enquadrado na mesma categoria de aplicativos.

Pré-requisitos

Se você utiliza um sistema operacional atual (a partir dos anos 2000), então já tem todas as ferramentas necessárias para realizar a compressão de arquivos. Todavia, mostraremos também um método alternativo usando o WinRAR, um dos softwares mais populares entre os usuários do sistema operacional da Microsoft. Ambos os processos podem ser feitos com múltiplos arquivos.

Faça você mesmo

1. No Windows, selecione o arquivo desejado e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Agora vá até a opção “Enviar para” e escolha o item chamado “Pasta Compactada”.
Quando o sistema terminar de comprimir as informações, ele vai exibir um arquivo, no mesmo local do original, com o ícone semelhante ao que podemos ver acima.


Então, tudo o que você precisa fazer é digitar um nome para o arquivo comprimido ou então deixar o nome padrão, que é o mesmo do arquivo ou pasta que foram originalmente selecionados.
2. Agora vamos ver como fazer a mesma operação através de programa WinRAR. Selecione o arquivo desejado e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Nesse passo temos duas alternativas principais: a primeira é a “Adicionar para o arquivo...”, que abre uma janela e permite que o usuário faça uma série de configurações.
Porém, para o propósito desse tutorial, vamos escolher a segunda opção chamada “Adicionar para ‘He-Man.rar’”. Desta forma o arquivo com a compressão ZIP será criado automaticamente na mesma pasta da imagem original mas com outro ícone.


Não se preocupe, apesar dos ícones e extensões serem diferentes, trata-se da mesma tecnologia de compressão de dados (ZIP) e os dois arquivos devem funcionar da mesma maneira em qualquer computador que preencha os pré-requisitos citados anteriormente.

Leia mais em: 
http://www.tecmundo.com.br/sistema-operacional/10110-como-zipar-arquivos.htm

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Santos Dumont recebe homenagem do Google

O Google mudou seu logotipo para homenagear o inventor brasileiro Santos Dumont, que nesta sexta-feira completaria 139 anos. O doodle mostra um desenho do mineiro ao lado de sua mais importante invenção: o 14-Bis, avião híbrido testado na França em 1906. O mineiro é responsável por projetar, construir e pilotar o primeiro balão dirígivel com motor a gasolina. Apesar de os brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro voo em um avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção é dado aos irmãos Wright.


Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas.
O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos.
O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.
Imagem: Foto Reprodução

terça-feira, 10 de julho de 2012

Google tem a "receita para a tirania na internet" e faz usuários de idiotas, diz especialista

Ana Ikeda
Do UOL, em São Paulo



“Este é o outro lado da história do Google”. A frase inicial do livro de Scott Cleland, “Busque e Destrua – Por que você não pode confiar no Google”, aliada à imagem cômica da capa (um tiranossauro vestido em pele de cordeiro), define bem a missão do autor americano. Ele quer mostrar que a gigante de internet, apesar de se dizer ética e “do bem”, utiliza práticas de negócios escusas e faz seus usuários de bobos ao lidar com suas informações privadas.
“O Google é uma das empresas mais poderosas do mundo. Milhares e milhares de pessoas usam seus serviços; mas toda a história tem dois lados”, alerta Cleland. Segundo o autor, o Google se apresenta como uma empresa ética, enquanto o que faz é “desrespeitar a privacidade das pessoas, a propriedade intelectual e as leis dos países” há dez anos – e sem freios.
“Ninguém é perfeito, nenhuma companhia é perfeita. Mas os problemas do Google são consistentes e vem se desenrolando ao longo de dez anos. O que dizer de uma empresa que usa como símbolo Stan [não-oficial], um Tiranossauro Rex? O que ela quer inspirar em seus funcionários?”, questiona.
Cleland defende que o Google não é confiável porque não deixa claro aos seus usuários que destino dá aos dados privados colhidos toda vez que eles se inscrevem em algum de seus serviços online. “Eles dizem que não fariam nada que não fosse do interesse dos usuários, enquanto cedem todos dados a anunciantes. A empresa diz uma coisa e faz outra”, destaca o autor.  O Google detém, conforme dados citados por Cleland, quase metade de toda a publicidade online mundial.

Googlepólio

Além do problema no tratamento dos dados coletados dos usuários, Cleland chama a atenção para o “Googlepólio”, monopólio da empresa sobre o mercado de buscas mundial – 82% das buscas em computadores e 92% das feitas em dispositivos móveis são pelo Google.
“A quantidade de informações coletadas é inimaginável. São 5 petabytes de informação coletada a cada dois dias. Isso é a quantidade total de informação online que foi criada durante todo o ano de 2000”, explica o autor, ressaltando o “imenso poder” que o Google possui ao armazenar e organizar todos esses dados, em lugares e de formas que desconhecemos.  O pior é que a maioria das pessoas desconhece tais práticas, acham que as buscas são privadas. “Nasce um idiota a cada minuto, isso está no código do Google”, ironiza.
O Brasil deveria estar alerta a esse “monopólio”, já questionado em países como Estados Unidos, Inglaterra, Índia, Coreia do Sul e Argentina. “É a receita para a tirania, eles vão se tornar os ditadores da internet. Não acredito que nenhum país gostaria de ter só uma fonte de informação”, citando o exemplo do Brasil, onde o buscador detém 92% do mercado. “É o Google organizando a cultura brasileira. E de uma única forma”.
A empresa também é um caso extremo de “conflito de interesses”. Enquanto mostram resultados para buscas, o Google posiciona melhor seus próprios serviços, impedindo a livre concorrência, diz o autor americano. Desde 2008, o governo americano aplicou ao menos cinco sanções antitruste à companhia por essa e outras práticas desleais.
Questionado se esse não seria um comportamento já “comum” entre empresas de tecnologia, Cleland disse que, apesar de companhias como Microsoft, Apple e Facebook também terem seus problemas, elas “nem de longe” se comparam ao Google, um caso “crônico”.
E quem pode salvar as pessoas de todo esse mal praticado pela gigante de internet? Segundo Cleland, os próprios usuários deveriam estar atentos à maneira como a empresa lida com seus negócios. Mas além deles, os governos também deviam atuar, porém até o momento têm falhado em impor limites às práticas do Google.
Cleland, ex-assessor adjunto do Departamento de Estado dos EUA para Políticas de Informações e Comunicação, esteve em São Paulo para o lançamento do livro em português. É um dos maiores críticos do Google -- já testemunhou três vezes no Congresso americano contra a empresa. Ele conta que decidiu escrever esse “outro lado” da história ao ver vários títulos sobre o Google falando de como a empresa revolucionou o mercado de internet, sem abordar a questão do “monstro imenso” em que a companhia se transformou.

Serviço:

Editora Matrix
348 páginas
R$ 39,90
Imagem: Divulgação




segunda-feira, 9 de julho de 2012

Nota Fiscal Eletrônica vira alvo de cibercriminosos no Brasil

Da Redação: Convergência Digital

As Notas fiscais eletrônicas viraram alvo dos cibercriminosos no país,adverte a Node Tecnologia, empresa especializada em segurança, responsável pela comercialização dos produtos Avira no Brasil. A emissão da Nota Fiscal eletrônica é uma obrigação para as empresas e os consumidores geralmente recebem, por e-mail, o documento fiscal junto com o boleto de pagamento. Para quem compra um produto a ser retirado na loja ou entregue em casa, seja pela loja do bairro ou na loja virtual na Internet, recebe uma cópia da nota fiscal eletrônica acompanhando o produto, mesmo que ela tenha sido emitida online. 

Diante desse novo modelo de compras, os cibercriminosos se articulam e já criam uma nova modalidade de ataque, revela Eduardo Freire, da Nodes Tecnologia. Segundo ele, as tentativas de invasão envolvem falso e-mail de lojas virtuais famosas no Brasil, que envia a nota fiscal por e-mail após a confirmação do pagamento junto com o número do pedido e a descrição do produto adquirido no corpo do email.

"(...) O usuário deve estar atento na origem do e-mail antes de clicar no link", ensina o especialista.

"Padronizar o cadastramento de emails também é outra dica. Assim fica mais fácil o usuário controlar se aquela nota fiscal deveria realmente chegar naquele email ou se deveria chegar em outro endereço", completa Freire.

Para evitar problemas, o executivo explica que as lojas costumam enviar o número do pedido e informações sobre o produto no e-mail. A sugestão é que estas informações devem ser verificadas. Além disso, sustenta Freire, a loja envia uma chave de acesso numérica para a nota fiscal eletrônica que deve ser inserida no site da Receita Federal. 

"As lojas costumam enviar o link da Receita Federal, se o usuário tiver dúvida, não clique no link, abra o navegador e entre no site da Receita Federal. Os hackers costumam maquiar os links maliciosos com outros nomes para disfarçar, então acessar o site da Receita Federal, digitando o endereço no browser é mais seguro”, adverte ainda o especialista. 

Outra dica dada pelo executivo para que os usuários fiquem livres dos cybercriminosos é manter seu sistema operacional e todos os programas de computador sempre atualizados.