Velocidade média de internet no Brasil é de apenas 2,1 Mbps
Por Felipe Alencar
Não é segredo para ninguém que o acesso à internet no nosso querido Brasil não é dos melhores. Empresas pilantras que cobram uma pequena fortuna por uma conexão porca, links que quase nunca atingem a velocidade contratada, péssimo atendimento e desrespeito ao cliente são um dos fatores que tornam o nosso acesso à internet uma dor de cabeça. Mas você tem uma real ideia de quão ruim é a nossa internet? Bom, a Akamai, uma empresa de estatísticas que costuma fazer medições da velocidade média da internet no mundo todo pode dar uma luz sobre essa questão. O seu último relatório, referente ao segundo trimestre deste ano, revelou que o Brasil tem uma velocidade média de apenas 2,1 Mb/s. Considerando que muitos começaram usando a internet com um link de apenas 300 Kb/s, essa velocidade média pode parecer até boa. Mas só parece.
No mundo todo, o Brasil só está à frente dos países africanos e das zonas de guerra, como o Oriente Médio. Nossa, que impressionante! Na América do Sul, ficamos atrás de Equador e Chile. Quando partimos para a média de velocidades de pico, o Brasil atinge a marca de 14,9 Mb/s. Vamos comparar essa média, que é a maior, com a de outros países. Veja:
Equador: 15,2 Mb/s
Chile: 19,5 Mb/s
Canadá: 25,2 Mb/s
EUA: 27,1 Mb/s
Romênia: 38,6 Mb/s
Japão: 40,5 Mb/s
Se você quiser ter, imediatamente, a internet mais rápido do mundo, a um preço bem baixo, pode arrumar suas malas e se mudar para Hong Kong. Lá eles têm uma velocidade de pico média que chega a 49,2 Mb/s. O segundo país com melhor conexão é a Coréia do Sul. Agora, se você quiser ter o Brasil no topo da lista, basta mudar o escopo do estudo de “velocidade de pico média” para “preço de pico médio”. Aí pode ter certeza que o nosso querido país seria um dos primeiros, senão o primeiro da lista.
O Brasil tem sua velocidade média e de pico abaixo das médias mundiais. O que poderia explicar o fato de que países mais pobres, como Chile e Equador, têm uma internet mais rápida que a nossa? Eu consigo vislumbrar 03 motivos principais. Primeiro, e acredito, mais sério problema: infraestrutura. Nós temos uma infraestrutura que não suporta todo o tráfego que os brasileiros geram. E isso se dá tanto em conexões fixas mas, principalmente, móveis. Segundo, o governo que não dá os devidos incentivos e investimentos para que as empresas melhorem seu maquinário e fornecimento. E terceiro, empresas extremamente gananciosas, que faturam milhões, talvez até bilhões, e não investem o suficiente em infraestrutura de rede. Além do mais, como você sabe, o Brasil é um país de dimensões continentais, e isso por si só já é um obstáculo para a propagação de uma banda larga de qualidade. Mas nem de longe, o principal motivo.
Fonte: http://www.guiadopc.com.br/noticias/29001/velocidade-media-internet-brasil.html
Imagem: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui o meu post.