segunda-feira, 3 de setembro de 2012

'Diálogo' entre aparelhos marca feira de tecnologia na Alemanha


BRUNO ROMANI
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM



Livres dos cabos e conectados à rede, TVs, celulares, tablets, câmeras e até eletrodomésticos enviam informações e emprestam funções uns dos outros. Na IFA, uma das maiores feiras de eletrônicos da Europa, que termina na quarta, os aparelhos estão batendo papo entre si.

A primeira grande a falar sobre o assunto no evento foi a Panasonic. O executivo-chefe da empresa na Europa, Laurent Abadie, falou como uma casa toda conectada é como a empresa imagina o futuro.

Ele exibiu um vídeo em que pessoas controlavam eletrodomésticos, como geladeira e ar condicionado, por meio de apps em smartphones. À distância, era possível ajustar o consumo de energia e a temperatura de cada um deles. Até um forno micro-ondas poderia ser ativado pela rede.

De concreto, a Panasonic demonstrou como a câmera recém-lançada Lumix SZ25 interage com tablets e smartphones. Com o app Lumix Link, dá para controlar o visor da câmera e funções como zoom e disparador de fotos. Bastam estar na mesma rede Wi-Fi.

Algo parecido foi visto em uma das estrelas da IFA, a Galaxy Camera, a compacta que roda Android 4.1, apresentada pela Samsung. Por meio de smartphones também com Android, o usuário toma as rédeas do visor da câmera.


Ela também disponibiliza as fotos instantaneamente para outros dispositivos da família Galaxy que estejam on-line, como o S3, e se conecta a redes 3G e 4G.

"Acredito que dispositivos ficarão cada vez mais conectados, enquanto o conteúdo se muda para a nuvem", diz Albert Mombarg, diretor sênior de Smart TV da Philips-TP Vision. "Para que tudo isso funcione, a comunicação entre dispositivos precisa acontecer sem engasgos, e a qualidade da conexão também se torna importante."

Outra categoria que está se comunicando com smartphones e tablets é a de TVs. A Philips mostrou como o MyRemoteApp, compatível com iOS, permite que seus aparelhos inteligentes transmitam conteúdo para dispositivos móveis na mesma rede Wi-Fi.

Dessa forma, a transmissão segue um caminho inverso ao mais comum tentado até agora por fabricantes - o envio de conteúdo móvel para telas maiores.

A WT50, da Panasonic, é capaz de armazenar fotos e avisar donos de iPhone e aparelhos Android sobre elas. É possível "puxar" a imagem para o aparelho móvel e fazer o inverso, "empurrando-a" do smartphone para o televisor.

Outra estrela do evento, o tablet Xperia S, da Sony, também parece ter nascido para falar com TVs. O aplicativo de controle remoto, presente desde a versão anterior, permite ao usuário comandar até seis eletrônicos por meio de um sensor infravermelho.

A prancheta também ganhou o app Watch Now, que se conecta à TV para oferecer um guia de programação.
Não há informações sobre a disponibilidade no Brasil.