Máquinas, que combinam características dos tablets e dos notebooks, devem inicialmente ter um preço "premium"
A Intel espera que os primeiros Ultrabooks estejam nas lojas no Brasil antes do Natal. A afirmação foi feita durante o Intel Editor's Day 2011, evento para a imprensa onde a empresa apresenta seus produtos e discute suas estratégias de mercado para os próximos anos.
As máquinas, que são vistas pela empresa como uma "nova categoria", combinam caraterísticas dos tablets como a inicialização quase instantânea, leveza e grande autonomia de bateria com a versatilidade dos notebooks atuais: são capazes de rodar os mesmos sistemas operacionais (como Windows e Linux) e aplicativos que seus irmãos maiores. Segundo a Intel, os Ultrabooks são equipados com processadores Core de segunda geração (codinome "Sandy Bridge") e devem ter menos de 2 cm de espessura.
A empresa tem grandes planos para a categoria. Segundo Cássio Tietê, Diretor de Estratégia e Negócios da Intel no Brasil, a expectativa é que os Ultrabooks sejam "o dispositivo preferido para criação e consumo de conteúdo no Brasil" já em 2013.
Os primeiros Ultrabooks, produzidos por empresas como a ASUS e a Acer, devem chegar ao mercado com um preço "Premium" devido à tecnologia envolvida, com o uso de componentes como discos SSD e memória e processadores de baixa voltagem, mais caros que os componentes de notebooks tradicionais. Mas isso não deve se manter por muito tempo: segundo Tietê, a expectativa da Intel é de que no final de 2012 seja possível encontrar Ultrabooks no mercado nacional com preço abaixo dos R$ 2 mil.
No exterior, Acer e ASUS já comercializam Ultrabooks, com preços a partir dos mil dólares, dependendo da configuração. A HP também anunciou recentemente um modelo, que ainda não chegou às lojas.
* Rafael Rigues viajou ao Intel Editor's Day a convite da Intel
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui o meu post.