quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Hospi-Rimo – O Robô da Panasonic que coloca pacientes no hospital em contato com familiares e médicos

O robô HOSPI-Rimo promete colocar os pacientes de um hospital para conversar, por meio de videoconferência, com seus familiares em casa. O robô também vai permitir que o paciente chame um médico ou uma enfermeira quando desejar.


O robô, criado pela Panasonic, terá como facilitar a vida dos pacientes e dos médicos, colocando-os para conversar por meio de vídeo de forma fácil e rápida. Chamado de HOSPI-Rimo, o robô (que no momento, atuará apenas no Japão), permitirá que o usuário, por exemplo, chame a enfermeira sem fazer o menor esforço.

A máquina terá a capacidade de locomover-se sozinha pelos corredores do hospital, e usará um complexo sistema de lasers para calcular distâncias.

São robôs como esse que estão começando a fazer parte da vidas das pessoas, não só no Japão, como no mundo todo. Previsões de especialistas dizem que num futuro próximo será normal possuirmos mais de um robô em casa para desempenhar tarefas diárias. Mas também são esses robôs que estão, cada dia mais, fazendo parte da rotina de um hospital. Robôs cirurgiões já começaram a operar e permitem ao médico, que pode fazer uma cirurgia de grandes distâncias, a possibilidade de uma visão melhor do que está fazendo e mais delicadeza em movimentos mais complexos e arriscados. Outros tipos de robôs já atuam entregando medicamentos aos pacientes ou ajudando enfermeiras, principalmente no Japão.

O HOSPI-Rimo poderá mover-se independentemente de seres humanos, e usará sistemas que evitarão que o robô colida com pessoas ou paredes. Além disso tudo, a máquina ainda poderá tomar o elevador sozinho e seguir até o quarto do paciente quando requisitado.

Ainda não há nenhuma previsão para o lançamento do Hospi-Rimo.

Fonte: http://www.mundozoom.com.br/hospi-rimo-o-robo-da-panasonic-que-coloca-pacientes-no-hospital-em-contato-com-familiares-e-medicos.html

Imagem: Panasonic


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.