domingo, 13 de novembro de 2011

Lendas da Internet

Por Marcelo Duarte

Brasil sem Amazônia
Desde 2000 circula pela rede uma ilustração que teria sido retirada de um livro de geografia norte-americano. Ela mostra o mapa do Brasil e apresenta a área da Amazônia como um território internacionalizado. Apesar de ter causado muita indignação, o e-mail não passou de um trote.

Bonsai de gato
Um site ensinava como colocar gatos em garrafas e moldá-los em cubos. As "instruções", que nada mais eram que uma piada, foram elaboradas por alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA). Diante de protestos dos defensores de animais, o endereço teve que ser tirado do ar.

Internet movida a água
A imaginária Aguanet seria a idealizadora de um modem de conexão movido a água. O sistema teria mangueiras, válvulas e torneirinhas. Essa lenda foi uma criação autenticamente nacional e pegou bastante gente no início do boom da internet, entre 2000 e 2001.

Turista no World Trade Center
A foto do rapaz no topo do prédio pouco antes de a torre ser atingida pelo avião, em 11 de setembro de 2001, ficou tão famosa que gerou uma série de variações. O mesmo homem aparece "testemunhando" diversas tragédias históricas. Todas as fotos são montagens feitas em photoshop. O turista em questão é um húngaro, que já mostrou outras fotos de sua viagem a Nova York realizada antes do atentado.

Marcelo Duarte é autor da série de livros "O Guia dos Curiosos".

E além destas, rolam milhares de trotes no mundo virtual. Por isso eu digo: não acreditem em tudo que aparece pela internet. Fiquem atentos!!!

Fonte: Almanaque Saraiva - nov/2011
Imagem: GettyImages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.