quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Universidade americana desenvolve computador do tamanho da tampa de uma caneta

O GLOBO

RIO - O protótipo de um minúsculo computador, criado para tratar pacientes que sofrem de glaucoma, foi criado por uma universidade americana, com o tamanho aproximadamente da tampa de uma caneta e pouco mais de um milímetro cúbico de volume.

A pesquisa, que deu origem ao dispositivo, foi divulgada nesta quarta-feira (23) pela Universidade de Michigan, responsável por marcos significativos nos estudos sobre eletrônicos em escala milimétrica.

O monitor de pressão intra-ocular, já é a terceira versão de um chip com processador especial batizado como Phoenix. Ele é capaz de armazenar até uma semana de dados quando implantado no olho humano. Sua função é monitorar o globo ocular do paciente, continuamente, para checar o progresso do glaucoma, uma doença que pode cegar. O dispositivo ainda não entrou no mercado de produtos médicos mas representa um avanço para a ciência.

Quase invisíveis, os sistemas de escala milimétrica são considerados o futuro da computação.

- As aplicações para sistemas dessa dimensão são intermináveis - disse Dennis Sylvester, um dos criadores do Phoenix, ao terminar o relato sobre o estudo.

O pequeno sistema, de voltagem ultrabaixa, tem um sensor de pressão, memória, bateria ultrafina, célula solar que capta energia e conexão wireless, com uma antena, que pode transmitir dados a um aparelho externo posicionado próximo aos olhos do paciente.

De acordo com o artigo publicado no site University of Michigan News Service , as pequenas redes sem fio poderão um dia monitorar o avanço da poluição, executar fiscalizações e permitir praticamente que qualquer objeto seja rastreado de forma inteligente.

Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/02/24/universidade-americana-desenvolve-computador-do-tamanho-da-tampa-de-uma-caneta-923879037.asp
Imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.