segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Brasil é terceiro colocado em envio de spam

O primeiro lugar é dos EUA, seguido da Índia. China não aparece nas primeiras colocações

Um relatório divulgado pela Sophos revelou os países pelos quais são enviados o maior número de mensagens de spam em todo mundo. Encabeçando a lista está os Estados Unidos, de onde sai 18,83% de todas as mensagens indesejadas do mundo inteiro. A lista segue com Índia (6,88%) e Brasil (5,04%), Rússia (4,64%), Reino Unido (4,54%) fechando o top cinco.
O relatório foi feito no último trimestre e envios de mensagens em massa foram atribuídos a 232 países. Ao contrário do que parece, porém, os países pelos quais foram enviados a soma de spam não são necessariamente as nações onde estão os responsáveis pelo spam.

O que acontece, na verdade, é que a contagem do spam é feita a partir do endereço pelos quais as mensagens foram remetidas. Todavia, grande parte destas mensagens hoje sai das chamadas botnets, redes de computadores zumbis, infectados via malware e que agem sob comando de cibercriminosos.

O que os números mostram, porém, é sério. O Brasil está em terceiro lugar no ranking, o que mostra que muitos dos computadores por aqui estão desprotegidos. Medidas simples como manter um antivírus sempre ativo e atualizado podem evitar que seu computador vire um zumbi e fortaleça esse tipo de estatística. A lista com os doze países pode ser vista no blog da Sophos.

Imagem: GettyImages

Um comentário:

  1. Paulinho, seu blog também é excelente, pois as informações são úteis e bem atualizadas.

    ResponderExcluir

Comente aqui o meu post.