segunda-feira, 8 de novembro de 2010

VERSÃO INTERNACIONAL DO BIBLIVRE 3.0


Amanhã, dia 09 de novembro, por ocasião do Encontro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, será lançada, na Biblioteca Nacional, a versão 3.0 do software Biblivre, ou Biblioteca Livre, que permite acesso livre e gratuito a bibliotecas do mundo inteiro. Quem abrirá o encontro será o professor Muniz Sodré. A coordenação do Biblivre é de Ubaldo Miranda.
Esta versão é uma iniciativa do Programa Nacional de Cultura (PRONAC), do Ministério da Cultura e da Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional (SABIN) e tem patrocínio da Fundação Itaú Cultural.
Lançado em português, inglês e espanhol para que bibliotecas do mundo inteiro possam utilizá-lo, o software possui, entre as novidades, um módulo digital que disponibiliza a leitura e a impressão de livros de domínio público. No módulo, estão catalogados milhares de obras sobre diversos assuntos. A nova versão também permite acesso simultâneo a bibliotecas de diversos países.
As bibliotecas públicas do Rio de Janeiro, e do Brasil, receberão um Cd com um catálogo para a instalação do software. Serão distribuídos mil Cds. O software tem apoio da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que já utiliza o Biblivre e aguarda a versão 3.0.
O Biblivre 2.0 é utilizado, hoje, em duas mil bibliotecas nacionais, em quase todos os estados do Brasil, e esse acesso se estenderá agora às bibliotecas públicas e privadas do mundo com a introdução do Biblivre Internacional, cuja versão, além de apresentar uma série de avanços tecnológicos, disponibilizará um código fonte completamente novo, não incluído no Biblivre 2.0, que permite que cada biblioteca faça sua própria customização.
O Biblivre é uma ferramenta de informatização de catálogos de bibliotecas e serve para qualquer tipo de biblioteca. O que caracteriza o Biblivre 3.0, além da internalização, são as melhorias, as novas funcionalidades, que foram implantadas nesta versão. “Se uma pessoa quiser acessar, através do Biblivre, uma outra biblioteca que disponibilize seu catálogo, terá o acesso mais facilitado. Com este novo programa, o usuário pode acessar várias bibliotecas do mundo, simultaneamente”, afirma Ubaldo Miranda, coordenador do projeto.
Com o Biblivre, o usuário também pode disponibilizar obras digitais. Para isso, a biblioteca precisa ter a autorização do autor ou a obra ser de domínio público. Por exemplo, um escritor do interior do Brasil, que tenha dificuldade de acesso à mídia e/ou não possa financiar seu próprio livro, pode divulgar sua obra, disponibilizando-a na biblioteca de sua cidade através do Biblivre. O Biblivre é, na visão de Miranda, uma forma de difundir cultura e promover a inclusão social.

O software possui linguagem Java e compatibilidade com protocolo Z39.50 e é executado em ambiente Web 2.0, o que o torna mais dinâmico para o usuário, com buscas mais rápidas.

Mais informações no site: http://www.biblivre.org.br

Assessoria de Imprensa: Maria Fernanda Gurgel

Um comentário:

  1. Nossa que fantástico.
    Irei usar este software na biblioteca de uma obra social da igreja aqui da minha região.

    valeu pela dica

    bjos

    ResponderExcluir

Comente aqui o meu post.