quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Páginas falsas que roubam dados de internautas aumentam 150% em um ano


Clique para ampliar

Esses ataques, conhecidos como phishing, roubam principalmente dados bancários de quem acessa o banco pela internet
Claudia Tozetto, iG São Paulo

Estudo divulgado hoje pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) mostra que o número de ataques de phishing, em que páginas falsas de bancos e de comércio eletrônico roubam dados pessoais do usuário, aumentou 150% desde o terceiro trimestre de 2009. “É a primeira vez que os relatos de phishing ultrapassam os relacionados a cavalos de tróia em números absolutos”, diz Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br.

Se comparado ao segundo trimestre deste ano, período imediatamente anterior ao estudo, o número de relatos de páginas falsas aumentou 13%. Este tipo de ataque representa 49,4% dos ataques relacionados na categoria de fraudes. Já os cavalos de tróia, que também representam 48,7% dos relatos de fraudes, diminuíram 20% em relação ao segundo trimestre e 36% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os ataques em que criminosos propagam worms, um tipo de vírus, totalizaram pouco mais de 3 mil relatos. Este número corresponde a 31% menos, em relação ao total de relatos registrados pelo CERT.br no trimestre anterior e 46% menos em relação ao ano passado.
Fonte:
http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/10/06/paginas+falsas+que+roubam+dados+de+internautas+aumentam+150+em+um+ano+9610949.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.