Google Street View disponibiliza imagens panorâmicas. Na imagem, o Masp, em São Paulo
GUILHERME TAGIAROLI Do UOL Tecnologia
O Google lançou oficialmente nesta quinta-feira (30) no Brasil o Google Street View, serviço que disponibiliza imagens panorâmicas de ruas de cidades brasileiras. Desde 2009, a empresa vem tirando fotos de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte – esta última localidade também inclui as cidades históricas Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e Ouro Preto. Cidades vizinhas a essas capitais como Niterói (RJ), Campinas (SP) e Curvelo (MG) também foram cobertas pelo serviço.
O site, que funciona junto aos serviços Google Maps e Google Earth, estará disponível a partir de hoje para 1% dos usuários; até segunda-feira (4), prometeu a empresa, 100% dos internautas brasileiros terão acesso às fotos panorâmicas. A ideia é cobrir todas as cidades-sede da Copa do Mundo até 2014.
Após a coleta, a empresa junta as fotos tiradas para criar o efeito panorâmico, de visão de 360º (câmeras instaladas nos carros conseguem capturar as imagens estáticas em todos esses ângulos). O Google ainda conta com uma tecnologia específica para desfocar os rostos de todos os pedestres e placas de carros que foram fotografados – se por acaso alguns desses elementos forem exibidos nitidamente, o usuário pode comunicar o erro ao Google via link na própria imagem.
Para cobrir os 150 mil quilômetros de vias já fotografadas, o Google usou 30 carros modelo Fiat Stilo. equipados com nove câmeras, GPS e scanner 3D. A empresa ainda planeja usar o Trike, triciclos que permitem acesso a lugares restritos a veículos.
Os triciclos Trike têm sido utilizados na Itália para captar imagens das ruínas de Roma. Até o momento, locais inacessíveis com automóvel, como o Cristo Redentor, conta apenas com imagens disponibilizadas por usuários.
A empresa vai disponibilizar um serviço interativo no qual o usuário poderá sugerir destinos que ele queira que sejam cobertos pelo Street View. Para isso, o internauta deverá acessar o site
www.exploreostreetview.com.br e clicar em “
Lugares Imperdíveis”. Marcelo Quintella, gerente de produtos do Google Brasil, inclusive, afirmou que Google pretende tirar fotos em favelas.
De acordo com Flávia Simmon, gerente de marketing do Google Brasil, a audiência no Google Maps sobe consideravelmente após a implantação do serviço de fotos panorâmicas em um país. “Em média, a audiência do Maps aumenta em 30% com o Street View".
Polêmica“Não vamos falar da polêmica de wi-fi na Europa. O assunto hoje é apenas Street View”, disse Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, logo no evento de apresentação. Felix se referia ao problema que o serviço Street View teve na Europa.
Países como Alemanha e França, por exemplo, foram afetados pela coleta “acidental” de dados privados de redes sem fio públicas. Na época, o Google afirmou que iria conversar com reguladores nos países afetados sobre a melhor forma de se desfazer dessas informações e que a empresa afirma nunca ter utilizado. Ximenes, no entanto, ressaltou que o recurso que, junto com o Street View, captava informações de redes sem fio não está mais sendo utilizado.
Outro problema relacionado ao mesmo assunto foi com o governo alemão. Eles acharam que o fato de o Google passar com um carro e tirar fotos de vários lugares poderia invadir a privacidade de pessoas que caminham pela rua ou até mostrar placas de veículos fotografados.
Como usar o Street View:
Para usar o Street View, o usuário deve acessar o
Google Maps (serviço de mapas do Google) e digitar a localidade que quer visualizar. Em seguida, o internauta deve arrastar o Pergman, boneco amarelo do Street View que fica na barra de zoom, para a rua ou avenida. Lembrando que o Street View não cobre apenas regiões centrais.
Fonte:
Imagem: Google Street View