terça-feira, 13 de abril de 2010

Síndrome da Ampulheta

Estresse com demora do PC, "síndrome da Ampulheta" afeta 66% dos americanos.
Da Redação

Se você fica estressado enquanto espera seu sistema operacional atualizar, faz download de imagens, músicas ou vídeos da internet, é possível que você sofra da síndrome de Hourglass (ou síndrome da Ampulheta).
De acordo com um estudo, encomendado pela Intel, 66% dos usuários de computador ficam nervosos de alguma forma pela demora nos processos tecnológicos e 23% se descreve como muito ou extremamente estressado. As informações foram divulgadas pela agência Reuters.
“Nós constatamos que 41% dos adultos ficam nervosos durante a espera”, disse Agnes Kwan, que é porta-voz da Intel.
Kwan ainda acrescentou que a chamada “Síndrome da Ampulheta” é um termo que designa a frustração que os usuários de computador têm ao esperar alguma função diante do computador, enquanto olha aquela fatídica ampulheta se movendo lentamente.
“Em casos extremos, 4% dos usuários entrevistados disseram que esperam de uma a três horas para que o computador ‘responda’. Durante esse tempo, a espera cria um estresse, sobretudo quando as pessoas têm pouco tempo para realizar uma tarefa”, complementou Agnes.
Com o advento de redes sociais (como Twitter e Facebook), assim como sites de vídeo e música, os usuários estão usando o computador para mais aplicações que há alguns anos. Alguns PCs não têm hardware suficiente para tal uso, fazendo com que o estresse e a frustração aumentem.
Feita pela Harris Poll, a pesquisa foi realizada nos Estados Unidos com 2.315 pessoas. De acordo com o levantamento, na média, as pessoas gastam cerca de 13 minutos por dia esperando o processamento de alguma tarefa no computador. Esse número equivale a quase 3 dias de espera, em um ano.

Explicando a síndrome: A síndrome de Hourglass (ou síndrome da Ampulheta), consiste no estresse que os usuários passam ao esperar para que alguma função no computador seja executada. A ampulheta dá nome à síndrome, pois a maioria dos sistemas operacionais, enquanto executam funções, usam como símbolo uma ampulheta que fica se movimentando.

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/04/12/sindrome-da-ampulheta-prejudica-mais-da-metade-dos-americanos.jhtm
Imagem: GettyImages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.