quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cuidado com os Antivírus falsos!


Antivírus falsos são o principal problema de segurança na internet

WASHINGTON - Antivírus falsos foram o maior problema de segurança para internautas em 2009, ano em que o Brasil subiu para o terceiro lugar entre os países com maior número de spams, tentativas de golpes virtuais e outros tipos de crimes de computação.

As informações fazem parte de um relatório divulgado pela Symantec, que afirma ainda que usuários de computadores Apple perderam parte de sua imunidade aos crimes virtuais, quando passaram a armazenar maior quantidade de dados online, e não nos discos rígidos.
Os EUA seguem como o país com maior quantidade de atividades maliciosas na rede, com 19%. A China vem em segundo, com 8%, agora seguida do Brasil, com 6%.
O Conficker, vírus que ganhou manchetes no ano passado - e sofisticados ataques aos sites do Google e outras grandes empresas, realizados em dezembro e reportados em janeiro, foram os acontecimentos em termos de segurança na computação mais divulgados em 2009.
Mas a forma mais comum de crime de computação foi o falso antivírus. Ele se apresenta como um alerta nas telas dos internautas informando que a máquina está infectada por um vírus, disse Vincent Weafer, vice-presidente da Symantec. A notificação muitas vezes contém um link para software que pode ser baixado, mediante pagamento; o usuário, no entanto, em lugar de receber software de segurança recebe um vírus.

A trapaça é popular porque as vítimas fornecem voluntariamente seus números de cartão de crédito, acreditando estar comprando software legítimo, e esses números depois podem ser usados à vontade pelos criminosos.
Weafer também informou que os usuários da Apple, à medida que transferem atividades de computação como a administração de suas coleções de fotos a servidores remotos administrados por empresas online, terão de passar a tomar as mesmas precauções adotadas há anos pelos usuários de PCs, para evitar roubo de identidade. Elas incluem manter segredo sobre o número de cartão de crédito e outros dados, e suspeitar de ofertas que pareçam boas demais para ser verdade.

Fonte: O Globo Digital 20/04/2010
Imagem: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.