domingo, 21 de setembro de 2014

1 bilhão de websites


A internet acaba de chegar a um marco histórico. Em setembro deste ano o mundo passou a ter 1 bilhão de sites na web. A informação foi divulgada pelo Internet Live Stats, que analisa o crescimento da web no mundo.

O Internet Live Status não indica qual foi o dia que o bilionésimo site foi criado, mas a estimativa é que o número tenha sido atingido no início deste mês. Apesar da quantidade expressiva, o Internet Live Status avisa que aproximadamente 75% dos endereços na web estão inativos.

“Isso é normal. E 250 milhões de sites ativos são uma enormidade. Aqui no Brasil ainda há claras dificuldades, por questões de conjuntura e estrutura, como a banda larga em baixa velocidade. Mas também estamos no mundo virtual de maneira ativa, cada dia mais”, disse Gabriel Rossi, especialista em marketing digital.

O bilionésimo site não foi apontado pelo Internet Live Status, que pretende descobrir quem é o responsável por atingir o marco, para, então, avisar ao dono. A internet como nós a conhecemos foi criada há apenas 25 anos com a criação de um sistema de hyperlinks que permitiram a popularização da world wide web (www). Até então, o uso da rede era restrito para pesquisadores e militares.

O criador do www, Tim Berners-Lee é hoje um militante da internet livre e viaja pelo mundo dando palestras por uma melhor governança da rede, hoje centralizado no órgão ICANN, nos EUA. Ele também é entusiasta do Marco Civil da Internet no Brasil e pensa em criar um documento global tendo como base esse conjunto de leis brasileiros.

Por Paulo Floro

domingo, 7 de setembro de 2014

Palitinho que 'detecta' comida estragada


Palitinhos eletrônicos supostamente capazes de detectar se a comida está estragada ou contaminada foram lançados nesta semana na China, pela empresa de tecnologia Baidu.
A companhia, famosa na China por seu site de buscas, diz que uma das habilidades dos palitinhos é identificar a temperatura do óleo da comida e se ele está apto ao consumo.
Alimentos em más condições sanitárias são uma grande preocupação na China, após vários escândalos de comida estragada. Em 2008, lotes de leite contaminados com a substância melamina causaram a morte de seis crianças e adoeceram 300 mil pessoas.
E essa se preocupação se estende ao óleo de cozinha: no ano passado, mais de cem pessoas foram detidas no país por peneirarem óleo usado de restaurantes e vendê-lo como se fosse novo.
Em um vídeo de promoção dos novos palitinhos, a Baidu mostra-os medindo a temperatura de diversas refeições, bem como nutrientes presentes nelas e sua validade.
Eles também analisam a quantidade de sal, para ajudar os usuários a monitorar seu consumo diário de sódio. Os resultados das medições podem ser vistos nos smartphones ou computadores dos usuários.
No entanto, não se sabe se os "palitinhos inteligentes" serão produzidos em escala comercial. A Baidu fez, por enquanto, apenas alguns protótipos, segundo seu porta-voz.

Fonte: BBC Brasil

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O que é phablet?


Phablet é um termo utilizado para identificar uma mistura de telefones com tablets, sendo que a criação foi realizada com algumas empresas que investiram na fusão destes dois equipamentos eletrônicos para que o mesmo pudesse suprir diferentes tipos de necessidades ou desejos.

Em suma, pode-se dizer que um phablet é um aparelho que possui as mesmas funções de um smartphone, porém sua tela é do tamanho de um tablet, ou seja, ao invés de um celular comum, a tela do equipamento é pouco maior, o que possibilita maior visibilidade de textos e fotos, além de resolução que costumeiramente também é mais avançada.

Entrada no dicionário

A popularidade do termo phablet já é tanta que a palavra entrou para o dicionário, assim muitos deles, principalmente os mais atualizados ou aqueles virtuais que recebem informação a todo instante, já possuem a definição da palavra.

Surgimento dos phablets no mercado

Ainda que os phablets pareçam somente uma melhoria dos smartphones ou tablets, os mesmos não surgiram há muito tempo, sendo que a Samsung foi uma das primeiras empresas à desenvolver estes tipos de equipamentos para suprir as necessidades e desejos de seus consumidores.

A linha que melhor enquadra-se na definição indicada é a do Galaxy S4, sendo que o modelo de smartphone é muito semelhante ao tablet em relação ao tamanho, proporcionando benefícios e vantagens aos compradores.

Muitas outras empresas já estão desenvolvendo seus phablets, pois, ainda que muitos julguem-nos como não muito funcionais devido à portabilidade, é possível utilizados tanto para a vida pessoal, quanto profissional, tornando-se um equipamento útil e que pode favorecer o consumidor que apostar na novidade.