sábado, 22 de fevereiro de 2014

O que é BitCoin?

por Gabriela Viana

A BitCoin (BTC), é uma unidade monetária online, criada em 2009, e que permite a transferência anônima de valores. Desenvolvida por Satoshi Nakamoto a BitCoin é uma moeda descentralizada, ou seja, não conta com nenhum órgão responsável pelo seu gerenciamento. Dessa forma, as transações de BitCoins são feitas a partir da rede de compartilhamentos P2P (ponto-a-ponto).
A notoriedade da moeda teve início com a sua relação com o Silk Road, "um mercado negro" onde são vendidas drogas e sementes. No entanto, os criadores da BitCoin afirmam que o objetivo da criação do serviço passa longe da ligação com a ilegalidade. Segundo eles, o objetivo é criar uma economia global da moeda. A ideia é fazer com que empresas ofereçam produtos e serviços que possam ser pagos com os tokens virtuais que, posteriormente, podem ser trocados pela moeda padrão do país ou utilizados para outras compras online.

Como a BitCoin é gerada?
As BitCoins são geradas por seus próprios usuários, por meio do processamento dos computadores. Basta instalar o programa necessário para participar da rede de moedas no seu PC - o programa funciona em todos os sistemas operacionais.
O sistema permite que sejam criadas cerca de 21 milhões de moedas no mundo todo. A medida é uma forma de prevenção contra uma possível crise financeira no sistema de BitCoin. Uma outra forma de evitar as crises é a compra de moedas dos usuários quando estas se encontram desvalorizadas, uma vez que as BitCoins podem sofrer os efeitos do câmbio.

Como transferir BitCoin para outra conta?
A partir do momento em que se torna participante da rede, os ganhos de um determinado usuário são guardados em uma espécie de "carteira virtual". Esta pasta é a responsável pela identificação das transações feitas com a moeda.
Mantendo o anonimato do usuário, a rede do sistema conta com um vasto banco de dados que se expande em blocos, o Block Explorer, onde os registros de todas as transações são apresentados feitas pelo dono da conta.
A transação de BitCoins é bem simples e funciona como uma transferência de um banco usual. Basta transferir uma quantia de suas moedas para a "carteira" do fornecedor do produto ou serviço comprado.
A comunicação da transferência será feita por meio da rede P2P, responsável também pelo processamento e validação de toda a criptografia e o valor transferidos, garantindo a segurança do sistema, através da prevenção de casos de gastos duplicados ou falsificação.

As BitCoins ainda não são aceitas em muitos lugares, mas já é possível comprar jogos para PC, roupas e acessórios, livros e alguns outros serviços e produtos.


Obs: Rede P2P: Sigla para "peer to peer" (em português, ponto a ponto), é o nome dado aos diversos serviços de compartilhamento de arquivos pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.