sábado, 9 de janeiro de 2010

Tem Orkut? Veja dicas de segurança e saiba como se prevenir.

Ao acessar a página inicial do Orkut, o usuário é convidado a “conectar-se aos seus amigos e familiares usando recados e mensagens instantâneas; a conhecer novas pessoas através de amigos de seus amigos e comunidades; e a compartilhar seus vídeos, fotos e paixões em um só lugar”. No entanto, nem tudo são flores no planeta virtual. Na contramão do mundo encantado do Orkut, existem milhares de perfis falsos (fakes) e usuários mal-intencionados que podem causar problemas sérios a outras tantas na vida real. Se você é usuário e já sofreu na pele em razão de uma grave situação dessas, pode ter pensado em inúmeras atitudes como resposta num primeiro momento. É fundamental, inclusive, comunicar imediatamente a denúncia de abuso no Orkut, neste link. Paralelamente ou não, existem usuários que procuram assistência jurídica profissional. Com a orientação de um advogado ou defensor público, apresentam as provas, a fim de saberem se o crime é de falsidade ideológica, injúria, difamação ou calúnia, por exemplo. O próprio site dá informações importantes para que cada usuário proteja seu perfil e sua privacidade, além de deixar à disposição espaço sobre serviço de violações dos Termos de Serviço, abusos e condutas ilegais no Orkut. Muitos “fakes” aproveitam-se do anonimato e expõem a intimidade de outra(s) pessoa(s), agridem, roubam, sequestram, ameaçam, invadem a privacidade alheia de forma criminosa ou até mesmo podem se “passar” por ela. Uma das dicas do Orkut é ter cuidado ao adicionar estranhos à sua lista de amigos, sejam eles possíveis “fakes” ou não. Mesmo sabendo que nem todo “fake” é mal-intencionado, é melhor prevenir do que remediar. Muitos criam identidades falsas apenas para continuar espiando a vida alheia. Principalmente, após a criação da ferramenta na opção “privacidade”, que mostra os últimos visitantes do seu perfil. Outros, inclusive famosos, têm receio de mostrar a verdadeira identidade, justamente pelos perigos citados acima.
É comum encontrar no Orkut centenas de perfis falsos de celebridades, como Gisele Bündchen e Pelé, entre outros. Alguns famosos, como foi o caso do piloto de F-1 Rubens Barrichello, conseguiram junto ao Google Brasil que fossem retirados do site de relacionamento todos os perfis criados com os seus nomes e comunidades consideradas ofensivas.

VÍRUS
Este ano, piratas cibernéticos usaram o perfil falso da mãe de Isabella (morta no dia 29 de março de 2008) no Orkut para prejudicar internautas. Após o usuário clicar em um link publicado nessa página falsa, o programa espião era instalado para roubar senhas bancárias e de e-mails.

ALERTA
É preciso tomar cuidado com certas brincadeiras que podem causar constrangimento à vítima. Recentemente, em Minas Gerais, um estudante criou uma comunidade na qual comparava um amigo de classe a um ET. Conclusão: foi condenado.


DICAS DE SEGURANÇA PARA O ORKUT
Não compartilhe: não divulgue o seu nome de usuário, sua senha e informações pessoais. Não use scripts: nunca cole um URL ou script em seu navegador enquanto estiver conectado com o Orkut, não importa o que ele disser que está fazendo. Não clique em links em e-mails que alegam ser do Orkut ou do Gmail. Faça regularmente uma verificação de vírus, e spyware em seu computador. Não divulgue: nunca insira seu nome de usuário e sua senha da Conta do Google em sites que não sejam do Orkut ou outras propriedades do Google. Nunca marque 'salvar as minhas informações neste computador' quando estiver usando um computador compartilhado. Evite postar dados pessoais confidenciais ou informações embaraçosas: mantenha seu endereço de e-mail ou imagens em lugares seguros. Não confie em todos: as pessoas nem sempre são quem dizem ser. Tenha cuidado ao adicionar estranhos à sua lista de amigos. O Orkut é uma ótima forma de fazer novos amigos, mas tenha cuidado ao revelar informações a pessoas que você nunca viu. Se você decidir encontrar-se com alguém fora do Orkut, leve um amigo com você.
Saia quando terminar de usar: não se esqueça de clicar no link “Sair” na parte superior da página ao concluir sua navegação pelo Orkut.

Fonte: Click21 16/07/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.