quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Lixeira transforma em 24 h resíduos de cozinha em adubo



Geração excessiva de lixo é um dos grandes problemas dos dias atuais e se, para plásticos, papéis e metais a opção mais sustentável é a reciclagem, quando o assunto é o lixo orgânico a melhor forma de descarte nem sempre é muito clara. E é para esse segundo caso que pesquisadores do WLab - incubadora de inovação da Whirlpool - criam o Zera Food Recycle, uma composteira elétrica e portátil, capaz de processar os restos de comida, transformando-os em adubo orgânico em apenas 24 horas.

Segundo os fabricantes uma família americana média descarta em lixões cerca de 181 Kg de resíduos orgânicos por ano - o que corresponde a 20% das emissões de metano do país. Já com a nova invenção é possível reutilizar cascas de banana, cascas de pão e todo outro tipo de sobra em um adubo ótimo para cultivar plantas e hortas caseiras.

A composteira elétrica foi desenhada para caber em uma cozinha residencial e funciona de forma parecida a um triturador. Em um primeiro momento sempre que os resíduos são descartados eles são triturados para um melhor aproveitamento do espaço. Uma vez que a lixeira, estiver cheia é preciso inserir um pacote de aditivos fornecido pela Zera e em seguida apertar um botão para iniciar o processo. Em um dia você terá o adubo orgânico pronto em um recipiente na base do equipamento.

Para completar, como quase toda novidade que é lançada ao mercado a Zera Food Recicle é conectada à rede wi-fi, o que permite que você programe seu funcionamento a distância e também monitore o processo através de um aplicativo.



Transformando lixo em algo de valor a empresa afirma que sua invenção é capaz de reduzir o descarte de resíduos orgânicos de uma família em até 200 quilos por ano. O apelo parece ter impressionando e rendeu três prêmios na CES 2017 - a maior feira de inovação do mundo

Para adquirir o lançamento ainda é preciso se cadastrar na lista de pré-venda e desembolsar algum dinheiro. O preço do "kit completo", que inclui um mês de aditivos grátis, sai por US$999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.