domingo, 21 de junho de 2015

Tecnologia para bebês



Pais usam dificuldades com filhos para criarem novos produtos inteligentes
BBC BRASIL.com


É bem possível que, um dia, seus netos fiquem espantados ao saber que você sobreviveu ao berço sem a ajuda da tecnologia digital. Nos últimos anos, as feiras especializadas em tecnologia vêm trazendo inúmeras novidades voltadas especificamente para bebês - ou seus pais.

Barata e com baixo consumo de energia, a tecnologia bluetooth, assim como os cada vez mais presentes smartphones, vêm contribuindo para essa tendência.

Mas não é só isso. Jovens empresários da indústria são hoje pais de família e encontraram nos filhos a inspiração para novas invenções.

Assim surgiram a chupeta termômetro, a smartmamadeira, o analisador de choro e a escova de dentes hightech.

Chupeta termômetro 

Kirstin Hancock era vice-diretora de uma escola primária no centro de Londres. Quando seu bebê nasceu com um problema de saúde, ela e o marido decidiram fundar a Blue Maestro, empresa especializada em gadgets que utilizam tecnologia bluetooth.  "Eu media a temperatura de Olívia o tempo todo e nunca conseguia um resultado preciso", explicou Hancock.

Da dificuldade surgiu a inspiração para a chupeta Pacif-i, que contém um termômetro e envia as medidas de temperatura para o smartphone dos pais.

Ela avisa os pais quando o bebê tem febre e mostra se o remédio está ou não fazendo efeito. Um sensor também pode ativar alarmes se a criança engatinha para fora de uma área definida.

Hancock explicou que somente nos últimos anos a tecnologia bluetooth ficou mais eficiente no uso de energia. Segundo ela, uma bateria pequena dura até o fim da vida útil da chupeta.

A chupeta deve ficar disponível no mercado nos próximos meses.



Mamadeira Inteligente
 
O engenheiro Jacques Lépine é o diretor da empresa Slow Control, com sede em Paris.
Um dia, tentava, sem sucesso, dar a mamadeira ao filho.

"Minha mulher aparece de repente, e não está muito contente com o que estou fazendo", contou Lépine.

Ele estava segurando a mamadeira em ângulo errado, o bebê estava ficando cansado e continuava com fome.

Então, Lépine foi projetar uma mamadeira que ajusta seu próprio ângulo e depois envia informação sobre quanto o bebê mamou, e quando, para o telefone dos pais.

A mamadeira Gigl já estão sendo fabricada, na China.

Veja mais Gadgets para bebês no link abaixo.


Imagens: BBCBrasil.com

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Impressão colorida sem tinta?!

Redação Olhar Digital

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica capaz de imprimir imagens coloridas usando a luz no lugar da tinta tradicional. 

A tecnologia se baseia na construção de pequenas estruturas que interagem com a luz e criam efeitos de cores e usa materiais de engenharia conhecidos como metamateriais, os mesmos usados na construção de capas de invisibilidade.

Em vez de usar a tinta, os pesquisadores fizeram furos bastante pequenos em uma estrutura feita de duas películas finas de prata separadas por uma película de sílica, em uma espécie de sanduíche. Para criar uma imagem colorida com as paletas de cores em nanoescala, os pesquisadores substituíram áreas na imagem original com diferentes nanoestruturas com tamanhos de furos específicos para representar várias cores visíveis.

"Ao contrário do processo de impressão de uma impressora jato de tinta ou laser, onde são misturados pigmentos de múltiplas cores, não há nenhuma tinta colorida no nosso processo de impressão estrutural - apenas diferentes tamanhos de buracos sobre uma fina camada metálica," afirma o responsável pelo projeto Gao Jie.

A equipe acredita que a coloração que usa a técnica pode oferecer uma resolução de impressão muito maior do que a impressão a cores convencional. Os resultados foram publicados recentemente na revista Scientific Reports.

Via Discovery

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Internet no Brasil completa 20 anos

Não é novidade hoje que a internet se tornou um direito humano, segundo as Organizações Unidas (ONU). No Brasil, a internet demorou um pouco mais, em relação à países mais desenvolvidos, para "saber" o que era a internet. Antigamente, o acesso à internet era destinado apenas à universidades, organizações de grande porte... e hoje o que vemos é a grande popularização da internet.

Ainda falando do comecinho da internet no Brasil, nosso país se conectava com outros países através de uma rede, que interligava universidades do mundo todo, partida da Fapesp. Fatos históricos também nos ajudam a entender a história da "chegada" da internet no Brasil. Na conferência Rio-92 o Brasil se conectou à outras redes acadêmicas dos EUA, o que foi um grande marco para a época. 

Foi nessa época que surgiu o BBS, um mecanismo que permitia a troca de informação e arquivos pela web, que conhecemos como e mail. Dois "comandantes" se destacaram nessa época - Paulo Cesar Breim e Aleksandar Mandiac.

Anos antes, o Brasil já havia conquistado o domínio .br e,logo depois, Demi Getschko, superintendente da área de informática dentro da Fapesp, negociou alguns blocos de IP para o Brasil. 

Já em 1995 começaram a surgir provedores para oferecer os serviços de internet. Claro que as empresas não perderam tempo e várias garantiram seu espaço na rede. Em 1996, o Comitê Gestor da Internet (recém criado na época) registrava 851 domínios. 

Conexão de qualidade ? 

Conexão de qualidade ainda é um problema quando se fala de Brasil, principalmente quando se nota sua extensão territorial e um relevo que varia de ponta a ponta. Existem lugares onde ainda não chega internet e isso é de se admirar na era digital onde, praticamente tudo está se automatizando.

Muitas coisas aconteceram desde o surgimento da internet, por exemplo, quem se lembra da internet discada, em que não dava pra usar o telefone? Quando os provedores começaram a fornecer banda larga virou uma "febre".

Muitos anos se passaram e ainda não podemos dizer que todos estão inclusos nessa era digital. Sabemos também que essa falta de inclusão digital prejudica todo um ciclo para os "excluídos". Infelizmente, nossa realidade ainda é "pouca" perto de países desenvolvidos e estamos sempre "atrasados" em relação a eles. Ainda para não falar de outras coisas que marcaram a história da internet, como o Marco Civil da Internet.

Por  Lara Boaventura
Fonte: http://www.interamais.com.br/2015/05/internet-no-brasil-completa-20-anos.html