terça-feira, 29 de outubro de 2013

O garoto do futuro

"Através da internet, qualquer coisa é possível. Teorias podem ser compartilhadas, e você não precisa ser um professor com diversos títulos para que suas ideias sejam valorizadas. É um espaço neutro, onde sua aparência, idade e sexo não importam. Apenas suas ideias contam. Para mim, é uma questão de ver a internet de forma totalmente nova, para perceber que ela serve para muito mais do que apenas postar suas fotos fazendo "biquinho". Você pode mudar o mundo. Então, se alguém com 15 anos de idade, que nem sabia o que era um pâncreas, conseguiu encontrar uma nova forma de detectar o câncer de pâncreas, imaginem só o que vocês poderiam fazer."

Jack Andraka - 2013
Adolescente de 15 anos 
criador de um teste inovador para detecção do câncer de pâncreas




Saibam mais sobre o garoto do futuro em:

Assistam a palestra em que ele foi aplaudido de pé em:

Fonte: Blog do Estadão
Foto: Paul Morigi

domingo, 20 de outubro de 2013

Li-Fi, a lâmpada que emite sinais WiFi


Graças ao trabalho de cientistas da Universidade Fudan, em Xangai, pode estar próximo o dia em que você não terá que usar um roteador para espalhar internet por sua casa. Os pesquisadores conseguiram desenvolver uma nova tecnologia que permite que lâmpadas comuns sirvam como emissoras de sinais WiFi.

Além de apresentar uma maior praticidade, a ideia, batizada como Li-Fi, traz a vantagem de funcionar melhor do que os métodos tradicionalmente usados na China. Segundo os cientistas, até quatro computadores na proximidade de uma lâmpada são capazes de se conectar à internet usando frequências da luz.

Cada dispositivo vem acompanhado por um microchip produtor de sinais, capazes de providenciar transferências de dados na casa dos 150 mbps. Uma das principais vantagens trazidas pela nova tecnologia é o fato de seu custo de produção ser acessível, o que deve facilitar a produção em massa da novidade.

Em novembro deste ano, os pesquisadores responsáveis pelo projeto vão exibir 10 unidades da lâmpada em uma feira tecnológica chinesa. Caso o produto consiga despertar a atenção do público (e dos investidores), há grandes possibilidades de que a descoberta seja lançada comercialmente em questão de pouco tempo.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/wi-fi/45863-cientistas-chineses-criam-lampada-que-emite-sinais-wifi.htm?utm_source=facebook.com&utm_medium=referral&utm_campaign=imggrande



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cabo HDMI: o que é e como conectar

Muitos alunos estão querendo assistir vídeos do youtube em sua TV. Se não têm uma TV que se conecta na internet, usa-se o cabo HDMI.

O cabo HDMI é um transmissor de dados para aparelhos de alta resolução, como televisores, videogames e computadores. O conector transmite simultaneamente vídeo e áudio de altíssima qualidade entre, por exemplo, um PlayStation 3 e uma televisão de LCD, garantindo imagem de ótima resolução e som com suporte a 5.1 canais e outras variações.
Existem vários modelos de cabo, com diferenças na velocidade e qualidade da transmissão. Aqueles que têm os conectores banhados a ouro, por exemplo, são de maior qualidade, visto que o material é mais resistente e apresenta maior condutibilidade de sinais. Todos os modelos, entretanto, têm dezenove pinos de encaixe, que merecem atenção na hora de realizar a conexão entre os dois aparelhos.  Um encaixe mal feito pode danificar o cabo e, em casos mais extremos, até o plug do próprio aparelho.
Uma dica importante: antes de começar a conectar seus aparelhos, é recomendável desligá-los. Se quiser ligar o videogame à TV, por exemplo, basta conectar uma das pontas na saída do console e, a outra, na entrada da TV.  Após isso, é só selecionar em sua televisão o input referente à entrada conectada e pronto. Para quem tem um sistema de som com suporte a 5.1 ou 7.1, em vez de conectar o cabo na entrada de sua televisão, deve conectá-lo ao aparelho de som e selecionar a entrada referente, nele e na televisão.
A mesma lógica funciona para notebooks e computadores em geral, bastando ligar uma ponta na saída HDMI do PC e a outra na televisão ou aparelho de som. Ao realizar essa ação, geralmente o computador é reconhecido automaticamente, sem a necessidade de selecionar a entrada na televisão.

HDMI 2.0
Apresentada na edição de 2013 da IFA, feira de eletrônicos que ocorreu em Berlim em setembro, a tecnologia HDMI 2.0 traz algumas mudanças que prometem tornar a imagem ainda melhor. Com ela, a resolução suportada será de 4k ou Ultra HD, com uma taxa de 50 ou 60 Hz de frequência. Seu antecessor, o HDMI 1.4, até suporta esse padrão, porém com uma taxa de frequência de apenas 25 Hz, o que viria a ser um problema na transmissão de dados para televisores com uma resolução de 4096 x 2160 pixels e futuros videogames.
Além da qualidade de imagem, o HDMI 2.0 promete um som nunca antes visto, com 32 canais simultâneos e até 1.536.000 Hz de transmissão de áudio. Para se ter uma ideia, os CDs comercializados possuem “apenas” 44,100 Hz e DVDs, em média, 100.000 Hz.
Os cabos continuam os mesmos, com 19 pinos, e isso significa que, mesmo uma pessoa tenha uma televisão 4k e tecnologia HDMI 2.0, ainda poderá assistir programas e rodar jogos na tecnologia HDMI 1.4. Por enquanto, apenas a Panasonic apresentou uma TV compatível com a tecnologia - Viera WT600 4K Ultra HD TV. Mas, ao que tudo indica, o próximo ano será recheado de lançamentos compatíveis com a nova tecnologia.

Henrique Duarte
Para o TechTudo