segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Aniversário do Blog

Hoje, dia 30 de dezembro, completamos 4 anos no ar compartilhando informações sobre tecnologia e um pouquinho do que anda rolando neste mundo virtual. 
Agradecemos os mais de 32.000 acessos ao redor do mundo e dedicamos à você, nosso leitor, a nossa alegria neste trabalho desejando muitos anos de parceria. Obrigado!
Que venha 2014!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Boas Festas

“A fraternidade é o sentimento mágico do Natal.
Com ela, abrem-se as portas da alma e do coração
e cada um de nós torna-se capaz de construir um mundo novo.
Um mundo, com certeza, muito melhor.”
- Ana Maria Jover -

Um Natal de Paz e um novo ano de saúde e felicidade.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Noruega quer disponibilizar todos os seus livros para leitura gratuita on-line

Em até 23 anos, a Noruega pretende disponibilizar a seus habitantes, pela internet, todos os livros publicados no país, independentemente de estarem protegidos ou não por direitos autorais.
Conforme seus endereços de IP (espécie de identificação de um computador na rede), os noruegueses terão disponíveis obras que vão da Idade Média aos dias de hoje, graças a uma iniciativa da Biblioteca Nacional da Noruega
Desde 2006, a instituição tem digitalizado a íntegra de seu acervo, tornando todos os textos passíveis de serem lidos on-line e encontrados por ferramentas de busca, como Google, Yahoo! e Bing. Os livros que estiverem em domínio público poderão ainda ser baixados pelos internautas.
Pela legislação, todo conteúdo publicado no país, em qualquer meio, deve ser guardado na Biblioteca Nacional da Noruega. Isso quer dizer que não só livros, mas jornais, fotografias e transmissões radiofônicas e televisivas constituirão o acervo digital.
Outras nações como Reino Unido, Finlândia e Holanda também buscam digitalizar seu acervo físico, mas a Noruega foi uma das primeiras a aderir à ideia de servir como repositório eletrônico do patrimônio cultural da nação. 

domingo, 24 de novembro de 2013

Como Colocar Menu Iniciar no Windows 8 (Sem Usar Programas)



Compartilho aqui um vídeo tutorial muito legal com a dica para quem quer o Menu Iniciar do Windows com todos os programas de volta no Windows 8. E melhor ainda, sem instalar nenhum programa.
Eu, particularmente, não sei viver sem o meu menu iniciar.
A dica é muito fácil. Assistam o vídeo.
Vou deixar aqui o caminho que ele usou para copiar e colar em nova barra de ferramentas:
C:\ProgramData\Microsoft\Windows\Start Menu\Programs

terça-feira, 29 de outubro de 2013

O garoto do futuro

"Através da internet, qualquer coisa é possível. Teorias podem ser compartilhadas, e você não precisa ser um professor com diversos títulos para que suas ideias sejam valorizadas. É um espaço neutro, onde sua aparência, idade e sexo não importam. Apenas suas ideias contam. Para mim, é uma questão de ver a internet de forma totalmente nova, para perceber que ela serve para muito mais do que apenas postar suas fotos fazendo "biquinho". Você pode mudar o mundo. Então, se alguém com 15 anos de idade, que nem sabia o que era um pâncreas, conseguiu encontrar uma nova forma de detectar o câncer de pâncreas, imaginem só o que vocês poderiam fazer."

Jack Andraka - 2013
Adolescente de 15 anos 
criador de um teste inovador para detecção do câncer de pâncreas




Saibam mais sobre o garoto do futuro em:

Assistam a palestra em que ele foi aplaudido de pé em:

Fonte: Blog do Estadão
Foto: Paul Morigi

domingo, 20 de outubro de 2013

Li-Fi, a lâmpada que emite sinais WiFi


Graças ao trabalho de cientistas da Universidade Fudan, em Xangai, pode estar próximo o dia em que você não terá que usar um roteador para espalhar internet por sua casa. Os pesquisadores conseguiram desenvolver uma nova tecnologia que permite que lâmpadas comuns sirvam como emissoras de sinais WiFi.

Além de apresentar uma maior praticidade, a ideia, batizada como Li-Fi, traz a vantagem de funcionar melhor do que os métodos tradicionalmente usados na China. Segundo os cientistas, até quatro computadores na proximidade de uma lâmpada são capazes de se conectar à internet usando frequências da luz.

Cada dispositivo vem acompanhado por um microchip produtor de sinais, capazes de providenciar transferências de dados na casa dos 150 mbps. Uma das principais vantagens trazidas pela nova tecnologia é o fato de seu custo de produção ser acessível, o que deve facilitar a produção em massa da novidade.

Em novembro deste ano, os pesquisadores responsáveis pelo projeto vão exibir 10 unidades da lâmpada em uma feira tecnológica chinesa. Caso o produto consiga despertar a atenção do público (e dos investidores), há grandes possibilidades de que a descoberta seja lançada comercialmente em questão de pouco tempo.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/wi-fi/45863-cientistas-chineses-criam-lampada-que-emite-sinais-wifi.htm?utm_source=facebook.com&utm_medium=referral&utm_campaign=imggrande



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cabo HDMI: o que é e como conectar

Muitos alunos estão querendo assistir vídeos do youtube em sua TV. Se não têm uma TV que se conecta na internet, usa-se o cabo HDMI.

O cabo HDMI é um transmissor de dados para aparelhos de alta resolução, como televisores, videogames e computadores. O conector transmite simultaneamente vídeo e áudio de altíssima qualidade entre, por exemplo, um PlayStation 3 e uma televisão de LCD, garantindo imagem de ótima resolução e som com suporte a 5.1 canais e outras variações.
Existem vários modelos de cabo, com diferenças na velocidade e qualidade da transmissão. Aqueles que têm os conectores banhados a ouro, por exemplo, são de maior qualidade, visto que o material é mais resistente e apresenta maior condutibilidade de sinais. Todos os modelos, entretanto, têm dezenove pinos de encaixe, que merecem atenção na hora de realizar a conexão entre os dois aparelhos.  Um encaixe mal feito pode danificar o cabo e, em casos mais extremos, até o plug do próprio aparelho.
Uma dica importante: antes de começar a conectar seus aparelhos, é recomendável desligá-los. Se quiser ligar o videogame à TV, por exemplo, basta conectar uma das pontas na saída do console e, a outra, na entrada da TV.  Após isso, é só selecionar em sua televisão o input referente à entrada conectada e pronto. Para quem tem um sistema de som com suporte a 5.1 ou 7.1, em vez de conectar o cabo na entrada de sua televisão, deve conectá-lo ao aparelho de som e selecionar a entrada referente, nele e na televisão.
A mesma lógica funciona para notebooks e computadores em geral, bastando ligar uma ponta na saída HDMI do PC e a outra na televisão ou aparelho de som. Ao realizar essa ação, geralmente o computador é reconhecido automaticamente, sem a necessidade de selecionar a entrada na televisão.

HDMI 2.0
Apresentada na edição de 2013 da IFA, feira de eletrônicos que ocorreu em Berlim em setembro, a tecnologia HDMI 2.0 traz algumas mudanças que prometem tornar a imagem ainda melhor. Com ela, a resolução suportada será de 4k ou Ultra HD, com uma taxa de 50 ou 60 Hz de frequência. Seu antecessor, o HDMI 1.4, até suporta esse padrão, porém com uma taxa de frequência de apenas 25 Hz, o que viria a ser um problema na transmissão de dados para televisores com uma resolução de 4096 x 2160 pixels e futuros videogames.
Além da qualidade de imagem, o HDMI 2.0 promete um som nunca antes visto, com 32 canais simultâneos e até 1.536.000 Hz de transmissão de áudio. Para se ter uma ideia, os CDs comercializados possuem “apenas” 44,100 Hz e DVDs, em média, 100.000 Hz.
Os cabos continuam os mesmos, com 19 pinos, e isso significa que, mesmo uma pessoa tenha uma televisão 4k e tecnologia HDMI 2.0, ainda poderá assistir programas e rodar jogos na tecnologia HDMI 1.4. Por enquanto, apenas a Panasonic apresentou uma TV compatível com a tecnologia - Viera WT600 4K Ultra HD TV. Mas, ao que tudo indica, o próximo ano será recheado de lançamentos compatíveis com a nova tecnologia.

Henrique Duarte
Para o TechTudo

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Saiba identificar falsos e-mails e SMS de bancos; lista mostra dez golpes

Os bancos oferecem cada vez mais novos recursos e ferramentas aos clientes como serviços e transações via Internet, telefone e SMS para realizar diversas tarefas sem precisar se dirigir a uma agência física. Mas, os golpistas e cibercriminosos também buscam sempre novas maneiras de agir e se aproveitam disso. A empresa de segurança virtual ESET produziu uma lista com dez ações que um banco nunca irá tomar ao entrar em contato com seus clientes.

Confira o especial e, caso se depare com um desses golpes, saiba o que fazer para evitar problemas com e-mails, SMSs e até ligações de telefone fixo com objetivos criminosos.
1) Mandar um SMS pedindo detalhes para confirmação de dados do cliente
Os bancos enviam mensagens de texto por celular para, por exemplo para confirmar o sucesso de uma transação feita pelo computador, mas nunca para solicitar senhas e dados pessoais. Portanto, desconfie de qualquer SMS que deva ser respondido com seu dados.
2) Informar que em 24 horas sua conta será encerrada ao menos que faça o indicado
Todas as mensagens enviadas supostamente pelo banco e que possuam um prazo para que alguma ação seja feita devem ser lidas com cautela. Os cibercriminosos precisam ser rápidos porque seus sites podem ser bloqueados ou descobertos. Por isso, precisam fazer com que o usuário clique sem pensar. Normalmente, os bancos que apenas queiram entrar em contato com o cliente não estabelecem prazos ou o fazem por meio de ligações telefônicas.
3) Enviar um link com uma nova versão de um aplicativo para home banking
Os bancos não distribuem seus programas dessa maneira. Os softwares devem ser baixados sempre a partir dos sites oficiais e lojas de aplicativos originais. Além do mais, o aviso de uma nova versão será feito apenas pelo próprio aplicativo, quando o cliente realizar um acesso.
4) Usar encurtadores de links em um e-mail
Todo link enviado em uma comunicação oficial de um banco estará integralmente explícito e nunca fará uso de ferramentas para encurtar a URL, como os famosos Migre.me e Bit.ly. Portanto, nunca clique em links encurtados que sejam provenientes de um e-mail ou SMS.
5) Utilizar o correio para a retirada de um cartão de crédito com defeito
Uma nova forma golpe que vem sendo praticado consiste em informar o cliente que um serviço de correio irá retirar um cartão de crédito com defeito, e para isso pede a senha do cartão para confirmação. A maneira padrão dos bancos agirem nesses casos é pedir para o usuário quebrar, cortar e descartar o cartão enquanto aguarda o recebimento de um novo.
6) Ligar para um telefone fixo e pedir para o cliente retorne para confirmar seus dados
Esta é outra nova forma de ataque que consiste em ligar para o cliente por meio deum telefone fixo e informar que foi detectado uma transação fraudulenta em sua conta. Os cybercriminosos afirmam que irão desligar a ligação e pedem que o usuário entrem em contato com o número oficial do banco. Mas, na realidade, a ligação permanece ative. Os criminosos reproduzem o tom de uma nova ligação e o cliente disca o número do banco. Seguindo a rotina, adiciona os dados do cartão de crédito, que nesse momento é roubado.
7) Enviar um e-mail para outro endereço sem informar anteriormente
Os bancos utilizam única e exclusivamente o endereço de e-mail informado no momento da abertura da conta corrente para se comunicar com o cliente. Se um banco entra em contato com o usuário por um endereço de e-mail diferente é preciso tomar muito cuidado. O recomendado é que o usuário tenha uma conta de e-mail apenas para o banco e que não utilize-a para mais nada ou saiba exatamente qual conta de e-mail cadastrou no banco.
8) Utilizar um site de Internet não seguro
Um site legítimo e verdadeiro corresponde a um banco deve possuir na barra de endereços o ícone de um cadeado, o que significa que o site utiliza um protocolo seguro para o tráfego de dados.
9)  Solicitar que o usuário desative o módulo de segurança
O banco nunca irá solicitar que o módulo de segurança seja desabilitado para acessar sua plataforma ou realizar alguma transação. Caso peça isso, é recomendado comunicar imediatamente o banco para que então seja investigado esse comportamento suspeito.
10) Mandar uma mensagem para mais de um destinatário
É importante checar se o e-mail recebido está destinado somente ao correntista adequado. Os bancos nunca utilizam grupos de destinatários genéricos no campo “Para”, como por exemplo “lista de clientes” ou incluem mais de um cliente no campo de endereço de e-mail.

Como visto, são todas precaucões básicas, até mesmo óbvias, mas que podem confundir um usuário menos familiarizado com a tecnologia e transformá-los nas próximas vítimas dos golpistas. Portanto tenha bastante atenção e, na dúvida, entre em contato com o seu banco.

João Paulo Carrara
Para o TechTudo

Foto: Reprodução/SXC.hu

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Cápsula do Tempo de Steve Jobs é encontrada 30 anos depois

Enterrado em 1983, tubo recheado com objetos dos participantes de uma conferência de design, incluindo Steve Jobs, ficou três décadas perdido.

Steve Jobs e John Sculley, nos anos 80: mouse usado por Jobs no computador Lisa foi parar em uma cápsula do tempo encontrada nesta semana

São Paulo – Nos idos de 1983, Steve Jobs e outros participantes da Conferência Internacional de Design, que aconteceu em Aspen naquele ano, aproveitaram o momento para eternizar objetos caros a eles dentro de um grande tubo que ficou conhecido como “Tubo do Tempo de Aspen”.
De acordo com o site CNET, houve quem resolvesse enterrar um cubo de Rubik ou um disco da banda The Moody Blues. Jobs, contudo, resolveu deixar para a eternidade o mouse usado por ele no Lisa, um dos primeiros computadores desenvolvidos pela Apple. E graças a este pequeno acessório é que o tal tubo acabou ficando conhecido como “A Cápsula do Tempo de Steve Jobs”.

A ideia da organização do evento era a de recuperar a cápsula em 2000, mas, segundo relatou o CNET, por alguma razão desconhecida, a escavação não foi realizada. E aí, quando resolveram finalmente encontrá-la, não conseguiram determinar a sua localização exata.

Isso até que a equipe do programa “Diggers” (Escavadores), do canal da National Geographic, resolveu entrar no jogo e ajudar a organização do evento a encontrar a tal cápsula, que há 30 anos estava perdida. Eles finalmente a encontraram ontem.

Ainda não há nenhum sinal do mouse de Steve Jobs e poucas informações do que, de fato, está lá dentro. Isto porque, segundo explicado pela equipe do programa ao site, havia tanta coisa enterrada que o desafio agora será o de catalogar todos os objetos, descartando os que já estão comprometidos e cuidando dos que estão em boas condições.

Mas não é só do mouse que os “escavadores” estão atrás. Ainda de acordo com a CNET, a cápsula pode estar recheada de fotografias da época, além de seis latas de cerveja. “O cara que escavar tudo isso estará suado e irá apreciar uma cerveja”, disse na época o presidente da conferência, Harry Tague. O estado de conservação da bebida segue desconhecido. 

*Matéria atualizada em 23/09/2013
Por Gabriela Ruic de Exame.com

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MoMA de NY preserva jogos e diverte público com acervo de games


"Obra de arte: 'Pac-Man'. Autor: Toru Iwatani, japonês, nascido em 1955." A inscrição pode ser lida em uma das paredes do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), ao lado de uma tela e um controle de fliperama, onde o visitante pode experimentar o game.
Próximo à estação de "Pac-man" também está um pôster com a representação gráfica do código do cartucho usado no console Atari 2600.
"Nosso critério de escolha passa pelo visual dos games, mas também por outros aspectos, como elegância do código do jogo", diz Paola Antonelli, curadora do MoMA. O museu é um dos primeiros do mundo a ter videogames como parte do acervo permanente de obras de arte.
O clássico "Pac-Man" está ao lado de outros 11 jogos que fizeram história e são considerados por Antonelli "obras excepcionais de design interativo", como "SimCity 2000" (1994), "Katamari Damacy" (2004), "Flow" (2006), "Portal" (2007) e "The Sims" (2000).
O próprio Alexei Pajitnov, o russo que criou "Tetris" (1984) quando trabalhava no Centro de Computação da Academia Soviética de Ciências, codificou uma versão do jogo especialmente para o MoMA, que simula a versão original e até os efeitos visuais dos raios catódicos dos televisores dos anos 80.
Alguns dos games adquiridos, como "EVE Online" (2003) e "Dwarf Fortress" (2006), ambientados em gigantescos universos, requerem milhares de jogadores e vários meses para serem plenamente explorados.
Nesses casos, o MoMA trabalhou com jogadores e produtores dos jogos para criar visitas guiadas, feitas via tradicional (com fone de ouvido). Nelas, um narrador conduz o visitante, que controla pelo joystick um avatar, pelos principais pontos e características desses mundos.
A exposição dos games faz parte da galeria de arquitetura e design, que ocupa todo o terceiro andar, de seis, do MoMA. O museu planeja ampliar para 40 o número de títulos "nos próximos meses", incluindo "Super Mario Bros." (1985), "Street Fighter 2" (1991)" e "Minecraft" (2011).
Há uma semana, quando a Folha visitou o museu, centenas de visitantes aproveitavam o fim do verão americano para passear pelas galerias. Muita gente parava para observar e ler sobre os games, mas poucas jogavam por mais de alguns segundos.
Mais do que uma exposição em que as pessoas podem se divertir, Antonelli diz que "a aquisição de games para o acervo do MoMA são uma forma de preservar artefatos que fazem cada vez mais parte de nossas vidas".

Por ALEXANDRE ORRICO que viajou a convite da Warner Games

sábado, 31 de agosto de 2013

Funcionário "robô" faz sucesso com turistas no aeroporto de Genebra

Genebra - O aeroporto de Genebra tem um novo funcionário, "RobbI", o primeiro robô do mundo concebido para receber os passageiros recém chegados e guiá-los até os lugares mais procurados, como caixas automáticos, banheiros e o guichê de bagagens especiais.

"Genebra é a porta de entrada para muitos turistas que visitam a Suíça. Queremos transmitir a ideia de que somos um país que inova e que inicia soluções que não foram aplicadas em outras partes do mundo", disse à Agência Efe o porta-voz do aeroporto, Bertrand Stämpfli.
Durante a primeira etapa de testes, que começou durante o verão europeu - coincidindo com um dos períodos de maior movimento no aeroporto devido ao período de férias no hemisfério norte -, "o robô foi muito bem recebido por jovens e pessoas de mais idade".

O robô, com uma grande tela interativa sensível ao toque, espera pelos passageiros sempre perto das esteiras de bagagem e os convida a interagirem com ele: "Bem-vindo ao aeroporto de Genebra. Toque minha tela. O que está procurando?".

Uma vez selecionado o destino, o robô começa a se movimentar e convida as pessoas a segui-lo pelas instalações, que conhece com perfeição e que pode percorrer sem dificuldade, já que é capaz de ultrapassar todos os obstáculos que aparecem (malas, equipamentos de limpeza e pessoas).

Após se despedir, "RobbI", que tem uma autonomia de 11 horas, volta por iniciativa própria ao lugar que lhe foi atribuído para esperar por seus novos clientes.

Pode ser que no futuro seja programado para voltar para um lugar onde possa recarregar sua bateria sem ajuda, tarefa para a qual está capacitado, explicou o responsável pelas inovações tecnológicas no aeroporto, Gilles Brentini.

"Os passageiros que gostam muito das novas tecnologias ficaram seduzidos com a inovação. Além disso, há um aspecto lúdico que faz com que as pessoas tímidas ou que não conhecem o idioma do país tenham mais facilidades para lidar com uma máquina do que com uma pessoa", sustentou Stämpfli.

Por enquanto, só está configurado para o idioma inglês, mas os destinos aparecem de forma gráfica, por isso não representa um problema para as pessoas que não entendem a língua.

O robô, que levou seis meses para ser desenvolvido pela empresa Blue Botics, se encontra ainda em período de testes, no entanto, está tendo um bom desempenho com 800 missões bem-sucedidas ao longo do verão europeu.

Após o intenso período de férias, o robô será revisado por seus criadores, que vão continuar trabalhando em seu desenvolvimento e serão programadas novas tarefas, novos destinos, novos espaços e novos idiomas.

Inclusive pode ser que "RobbI" tenha a companhia de alguns "irmãozinhos".

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Mini Lisa

Mona Lisa foi pintada pixel e pixel em tela menor que um fio de cabelo. 
Imagem à direita mostra os níveis de calor usados na pintura
Foto: Divulgação

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia conseguiram reproduzir a obra Mona Lisa em uma tela com superfície de 30 mícrons de largura, o equivalente a um terço da largura de um fio de cabelo. A pesquisa demonstra uma técnica que poderia ser usada na nanofabricação de dispositivos.
A imagem, chamada de "Mini Lisa" foi criada com um microscópico de força atômica e um processo chamado de "Nanolitografia química". Para fazer a pintura, a equipe criou uma série de reações químicas pixel a pixel variando o calor em cada local. Quanto mais calor produzido, mais claros eram os tons de cinza. Cada pixel foi espaçado por 125 nanômetros.
"Ao ajustar a temperatura, a nossa equipe manipulou reações químicas para produzir variações nas concentrações moleculares em nanoescala", disse Jennifer Curtis, professor associads da Escola de Física e autora principal do estudo. "O confinamento espacial destas reações proporcionou a precisão necessária para gerar imagens complexas tais como o Mini Lisa", afirmou em nota.
A equipe espera que essa técnica permita uma ampla gama de experiências e aplicações em áreas anteriormente inacessíveis, como a nanoeletrônica, optoeletrônica e bioengenharia. Outra vantagem, de acordo com os pesquisadores, é que a microscopia de força atômica é bastante comum, e o controle de temperatura é relativamente simples, tornando o experimento acessível a laboratórios acadêmicos e industriais.




quinta-feira, 4 de julho de 2013

Morre Douglas Engelbart, inventor do mouse

Inventor de um acessório indispensável para quem usa computador de mesa, o cientista norte-americano Douglas Engelbart morreu terça-feira, aos 88 anos, em Atherton, nos Estados Unidos, de insuficiência renal. O engenheiro eletrônico é responsável pela criação do mouse, que transformou o modo como os usuários interagiam com computadores.

Nascido em Oregon, em 1925, Engelbart tinha Ph.D. em Engenharia Elétrica pela Universidade de Berkeley, onde atuou como professor assistente até se transferir para o Stanford Research Institute, (hoje SRI International), em 1963, onde trabalhou por 20 anos e desenvolveu tecnologias centrais para o mundo da informática.

O conceito do mouse foi produzido em 1963, com a ideia de mover o cursor do computador sem usar as setas do teclado. Em dezembro de 1968, ele apresentou a invenção em uma feira de computação em São Francisco. O acessório, que era quase cúbico, já tinha o apelido que o acompanha até hoje.

Além do mouse, ele demonstrou o sistema NLS, que apresentava funções precursoras de componentes da informática atual, como a interface gráfica, o hipertexto, a videoconferência e múltiplas janelas.

Patenteado em 1970 como um "indicador de posicionamento X e Y para monitores", o mouse teve a tecnologia licenciada para a Apple, Xerox e outras companhias e se tornou comercialmente viável em 1984, três anos antes da expiração da patente. A equipe de Engelbart também colaborou com a Arpanet, o embrião da internet.

Autor de mais de 20 patentes de tecnologia, ele recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia em 2000. A honraria reconhece pessoas responsáveis por grandes inovações tecnológicas. Engelbart também criou uma fundação que leva o nome dele, dedicada a incentivar o conhecimento coletivo e a inovação.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

sexta-feira, 7 de junho de 2013

iPhone Gramophone é a união entre o vintage e o moderno

O iPhone Gramophone foi idealizado por Matt Richmond, um designer de móveis americano. O designer teve a ideia para a “vitrola” adaptada aos dias hoje ao visitar um antiquário perto de São Francisco. Pensou que gostaria de poder conectar seu celular ao megafone e vivenciar a mesma sensação de antigamente.
Para usar o aparelho, basta colocar o seu iPhone ou iPad no local indicado. Não é preciso bateria ou eletricidade, pois ele funciona sozinho. Por meio da acústica.
O iPhone Gramophone possui uma base feita de nogueira maciça e o megafone é de aço e latão. O som produzido é aumentado de três a quatro vezes, mas não soa como música tradicional. O gramofone dá um efeito antiquado ao que está sendo reproduzido, sem eliminar defeitos.
O item é comercializado pela Restoration Hardware, uma companhia norte-americana que vende artigos de luxo para casa. O Gramophone está disponível para todas as versões de iPhone e do iPad, com exceção do iPad Mini. O valor do aparelho para iPhone é de U$$ 249 e para iPad U$$ 299.

Imagem: foto divulgação

terça-feira, 21 de maio de 2013

Almofada notebook

A moda das almofadas temáticas não para. Esta tem o formato de um notebook para os que curtem computadores.


Com um visual bacana e diferente, a versátil Laptop Pillow pode ser usada dobrada ou estendida como um notebook aberto ou fechado. Pode-se também usá-la como apoio para o notebook no colo quando usá-lo no sofá ou na cama. 
Existem outros modelos basta procurar por laptop pillow no google.


sábado, 18 de maio de 2013

17 de maio - Dia Mundial da Internet



Como sabemos, a internet assustadoramente cresce e evolui de uma forma muito rápida. Quem tem mais de 25 anos de idade, com certeza se lembra de ficar esperando dar meia noite para poder acessar gratuitamente a internet através da conexão discada. E essa conexão discada hein? Quase meia hora para baixar uma foto, muita espera para baixar uma música ou outros arquivos. Quem lembra do Irc, Icq, Cadê? O chat do Terra era tão popular… Isso parece ser outra realidade, já que agora em questão de segundos você acessa qualquer site, se conecta através de qualquer dispositivo acessa seus emails ou redes sociais entre outros aplicativos.
Mas você conhece a verdadeira história da internet? Tudo começou a muito tempo atrás!
Clique no link abaixo e confira no infográfico super interessante, os momentos mais marcantes da história da internet:

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Estudante de 12 anos cria aplicativo para calcular notas

Um estudante de apenas 12 anos desenvolveu um aplicativo que calcula as notas necessárias pelos alunos para garantir a aprovação de ano. O sistema criado por Natan Gorin, que estuda no 7º ano de uma escola particular do Rio de Janeiro, já alcançou mais de 28 mil downloads no site da Apple Store em pouco mais de dois meses. 
A ideia de criar o iBoletim surgiu no final do ano passado, em meio à correria dos colegas para garantir a aprovação de ano. "Todo mundo me perguntava quantos pontos era preciso para passar de ano. É um cálculo simples, e eu sou considerado bom em matemática, mas como eram muitos colegas e são 15 disciplinas, acabava dando trabalho. Para facilitar, eu resolvi criar o aplicativo", disse o adolescente ao afirmar que os amigos aprovaram a ideia.
Durante as férias, ele aprimorou o sistema até conseguir publicar na loja virtual da Apple para download gratuito. O aplicativo, disponível para iPad, iPod e iPhone, funciona como uma espécie de gerenciador das notas, já que o aluno pode inserir o desempenho em cada disciplina e verificar quantos pontos faltam para passar de ano. O iBoletim permite escolher o sistema de notas (de 0 à 10 ou de 0 à 100), o tipo e o número de períodos e ainda o número de matérias.
Apaixonado por matemática e tecnologia, Natan contou que aprendeu a linguagem de programação sozinho e que desde 2011 tinha vontade de desenvolver um aplicativo. A próxima etapa será disponibilizar a ferramenta para o sistema Android, o que deve acontecer dentro de um mês.
O garoto conta ainda que já está trabalhando em um segundo aplicativo, mas prefere não dar detalhes por enquanto. "É para não copiarem a ideia", disse em entrevista por telefone. Sobre os planos para o futuro, ele afirmou que quer fazer faculdade de engenharia da computação e seguir criando novas tecnologias.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/hardware-e-software/rio-estudante-de-12-anos-cria-aplicativo-para-calcular-notas,521d3ead969ae310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html?ECID=BR_RedeSociais_Twitter_0_Noticia

terça-feira, 7 de maio de 2013

Concurso da Nasa enviará poemas para Marte

Por Vanessa Daraya, de INFO Online

São Paulo – A Nasa, agência espacial americana, abriu um concurso de poemas online que serão enviados a Marte. Os participantes têm até o dia 1º de julho para inscrever seus nomes e as mensagens.
A campanha ´Going to Mars´ (Indo para Marte) é organizada pelo Laboratório de Física Atmosférica e Espacial da Universidade do Colorado, em Boulder. Para participar, é preciso criar um login e ter mais de 18 anos ou pedir ajuda de um responsável.
O poema tem que estar na forma de um haikai. Trata-se de uma composição japonesa de três linhas, com cinco, sete e cinco sílabas, respectivamente.
A votação do público acontecerá a partir de 15 de julho. Os três melhores trabalhos vão integrar um DVD que irá para o planeta vermelho a bordo da sonda espacial Maven, em novembro.
O objetivo da missão é analisar a história da atmosfera marciana. A nave pretende investigar como a perda de atmosfera em direção ao espaço determinou a trajetória da água na superfície do planeta.
Os participantes que enviarem seus nomes para a campanha poderão imprimir um certificado para documentar o seu envolvimento com a missão Maven. Bruce Jakosky, pesquisador da missão na Universidade do Colorado, afirma que a campanha é uma oportunidade para estimular a próxima geração nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

MSN Messenger acabou

A partir do dia 30/04, o comunicador instantâneo Windows Live Messenger, ou MSN Messenger, deixa de funcionar. Com isso, quem ainda não aderiu, tem apenas um dia para começar a migração obrigatória para o Skype, ferramenta de mensagens e chamadas telefônicas via internet, da Microsoft.

Lançado em 1999, o MSN Messenger se tornou o comunicador instantâneo mais popular do mundo. O Brasil era um dos principais mercados do programa da Microsoft, com 30 milhões de contas ativas no país até janeiro, conforme a empresa.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Google registra imagens de cidade deserta para o Street View



O Google sempre se mostrou disposto a ir a alguns lugares inóspitos para gerar imagens inusitadas do Street View. Desta vez os carros especiais da empresa circularam pela pequena cidade de Namie, no Japão. O que ela tem de especial? Ela foi atingida pelo desastre nuclear de Fukushima e está deserta há dois anos.

O Google começou a explorar a cidade ainda no início do mês de março a pedido do prefeito da cidade, Tamotsu Baba. Ele queria mostrar ao mundo a crise que sua cidade atravessa, bem como informar aos ex-habitantes do local a situação do município que abandonaram.

"Muitos dos habitantes deslocados pedem para ver o atual estado de sua cidade e há um bom número de pessoas no mundo que querem ter uma noção melhor de como o acidente nuclear atingiu as comunidades vizinhas a Fukushima", diz o prefeito.

As imagens já estão disponíveis, tanto no Street View, como no site Memories for the Future, apoiado pelo Google, que tenta reunir as imagens de destruição do acidente.

"Nós gostaríamos que você visse as imagens do Street View para entender o atual estado de Namie e a enorme gravidade da situação", afirma Baba. Entre as cenas registradas estão casas e prédios destruídos, e barcos de pesca encontrados a quilômetros da costa, carregados pelo tsunami.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Brasilienses criam game para cegos controlado por gestos

YURI GONZAGA
DE SÃO PAULO

Um game que permite disputas entre pessoas com visão e com deficiência visual. É o que está desenvolvendo a empresa brasiliense iDesign com o projeto "Herocopter".
Além da parte visual, o jogo tem áudio "tridimensional" (com noção de profundidade), que permite que cegos entendam onde estão os obstáculos e as metas.
"É uma inovação fantástica porque usa o controle Kinect [acessório do videogame Xbox que detecta gestos]", diz o analista de tecnologia Juliano César Ribeiro, 31, que é cego desde bebê por um erro médico e ajudou no desenvolvimento do jogo, ainda não lançado.
O "Herocopter" é um simulador de helicóptero. Quem pilota deve resgatar o maior número de pessoas em seis fases diferentes durante um tsunami, um terremoto ou um furacão. Há um copiloto que diz (por enquanto, só em inglês) onde estão as pessoas a ser resgatadas.
O game ainda está sendo traduzido para o português. "Queremos lançá-lo até o final deste ano", diz o sócio-fundador da empresa Bruno Kenj, 29. "Mas ainda estamos buscando um parceiro para que o jogo se torne viável."
A ideia, segundo Kenj, é comercializar por download, usando a plataforma Xbox Live, da Microsoft.

Assista ao vídeo em: http://youtu.be/1Y66A0DwYcA

Fonte:

quinta-feira, 14 de março de 2013

Brasil está entre os oito países mais atacados por phishing

Por Marcelo Venceslau, de INFO Online


São Paulo –  O Brasil está entre os principais países alvos de ataques de phishing do mundo, segundo um levantamento mundial da RSA, divisão de segurança da EMC.

Num relatório elaborado pela empresa, os dados revelam que o país está entre os oito países que tiveram mais empresas vitimas de ciberataques em fevereiro.


No total, 291 empresas foram atacadas em janeiro, um crescimento de 13% em relação a janeiro.

Os principais alvos dos crackers foram os Estados Unidos e Reino Unido, com 30% e 11%, respectivamente. Na terceira colocação ficaram empatados Índia, Austrália, Canadá e França, cada uma com 4%. O Brasil ocupou o quarto lugar junto com Itália, com 3% do total.

Segundo o levantamento, em janeiro de 2013 foi detectado 30.151 ataques ao redor do mundo, registrando crescimento de 2% em relação ao volume de dezembro.  Em 2012, o crescimento foi de 59% no total de ataques de phishing no mundo em relação à 2011.

Estes ataques resultaram um prejuízo de US$ 1,5 bilhões para a economia mundial, um crescimento de 22%. O Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Brasil e África do Sul, respectivamente, formam o top-5 de países que tiveram empresas mais atacadas no ano.


O que é Phishing?
Saiba como esta ameaça pode atacar internautas.

Por Leonardo Müller


Todos os dias, milhões de ameaças virtuais são espalhadas pela internet. Boa parte desse montante pode ser classificada como phishing. Essa prática, como o nome sugere (“phishing” em inglês corresponde a “pescaria”), tem o objetivo de “pescar” informações e dados pessoais importantes através de mensagens falsas. Com isso, os criminosos podem conseguir nomes de usuários e senhas de um site qualquer, como também são capazes obter dados de contas bancárias e cartões de crédito.


Para não cair em armadilhas como essa, o internauta precisa estar muito atento e prevenido contra o phishing. Para isso, você pode utilizar ferramentas anti-phishing gratuitas ou pagas e filtrar boa parte dessas ameaças. Alguns exemplos de aplicativos com esta finalidade são PhishGuard para o Firefox ou Internet Explorer e WOT para Google Chrome. Além disso, quase todos os antivírus no mercado são capazes de barrar este tipo de fraude.

Como acontece o golpe?
O phishing pode ocorrer de diversas formas. Algumas são bastante simples, como conversas falsas em mensageiros instantâneos e emails que pedem para clicar em links suspeitos. Fora isso, existem páginas inteiras construídas para imitar sites de bancos e outras instituições. Todas essas maneiras, no entanto, convergem para o mesmo ponto: roubar informações confidenciais de pessoas ou empresas.

Se você já ouviu seus amigos reclamarem que receberam emails de um colega pedindo para clicar em determinado link, fique atento. O mesmo pode acontecer com você. Outros casos comuns são aquelas mensagens “estranhas” que alguns usuários recebem de amigos enquanto conversam no Windows Live Messenger (antigo MSN). O funcionamento é quase igual ao dos emails falsos, e você precisa tentar identificar a linguagem que o seu amigo normalmente usa. Fora isso, o mesmo tipo de fraude pode acontecer também através de SMS.


Fonte:


Fonte da imagem: Arquivo/iStock






segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Spam "enviado por você mesmo"



Não existe um nome específico para isso. No entanto, há um nome para qualquer mensagem na qual o endereço “De” não condiz com o remetente: “e-mail spoofing”, ou “falsificação de e-mail”. 

O remetente do e-mail, que fica no campo “De”, não recebe, a princípio, nenhum tipo de verificação. Embora nos programas normais de envio de e-mail, como Outlook Express e Thunderbird, o “De” não seja fácil de configurar (é preciso criar uma nova conta), programas maliciosos são capazes de enviar a mensagem completa para o servidor alvo, com qualquer remetente. 

Como o protocolo de e-mails (SMTP) não realiza nenhuma verificação no remetente, existem duas tecnologias que buscam adicionar justamente isso: a DomainKeys e a Sender Policy Framework (SPF). Com elas, um servidor de e-mail é capaz de descobrir se uma mensagem foi enviada por um emissor autorizado. Se não foi, ela pode ser descartada ou, pelo menos, marcada como spam. 

Detalhe: para que um servidor de e-mail possa fazer essa verificação nas suas mensagens, é preciso que seu provedor de e-mail tenha implementado essas tecnologias tanto nas mensagens que envia como nas que recebe. 

Vale mencionar que o SPF e o DomainKeys podem trabalhar juntos, mas nem todo mundo tem suporte aos dois. O Yahoo, que promove o DomainKeys, não tem suporte a SPF, por exemplo.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Microsoft começa a trocar Hotmail pelo Outlook.com

Hotmail, conhecido serviço de email grátis da Microsoft, tem novos recursos na substituição pelo Outlook.com, também gratuito

A partir de terça-feira passada, as contas de usuários do Hotmail começarão a ser migradas para o novo serviço grátis de email da Microsoft, o Outlook.com. Segundo a empresa, o novo domínio soma mais de 60 milhões de usuários que migraram desde o lançamento da nova versão do email gratuito, em 2012. Uma das principais mudanças é a interface do serviço.
De acordo com o site Engadget, o Outlook.com tem mais de um terço dos usuários vindos do Gmail, do Google. Conforme a Microsoft, a troca do Hotmail para o Outlook.com será instantânea para os usuários, e os contatos, senhas e o endereço de e-mail serão automaticamente transferidos, sem alteração ou perda das informações.
O novo serviço de e-mail traz novas funcionalidade ao email da Microsoft, como caixa de entrada integrada com redes sociais, permitindo receber atualizações e usar o Facebook ou o Twitter no email. Além disso, o Outlook.com agora terá integração com o Skype, permitindo realizar chamadas de vídeo diretamente do e-mail.

Hotmail sai para entrar o Outlook.com
Outros serviços da companhia estão presentes no novo e-mail. Os usuários podem enviar fotos e documentos pelo SkyDrive - serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft - em vez de anexar arquivos à mensagem. O Outlook traz também um serviço web do Outlook, que permite visualizar e editar arquivos de Word, Excel e PowerPoint sem sair da caixa de entrada.
Com 36% do mercado, o Hotmail é o maior serviço de e-mails do mundo, com 324 milhões de usuários, segundo o comScore. Porém, tem perdido usuários rapidamente desde o lançamento do Gmail, que alcançou 31% do mercado em junho. O Yahoo! Mail se mantém praticamente estável com 32% dos usuários de e-mails.
O Outlook.com é a tentativa da Microsoft de reverter o mercado, aproveitando a familiaridade dos usuários com o serviço, utilizado por grande parte do mercado corporativo mundial. Na apresentação do novo serviço, a companhia ensina os usuários a alterar as configurações do Gmail para que as mensagens sejam reencaminhadas para o Outlook.com.
O Hotmail, lançado em 1996, foi um dos primeiros serviços de email online, e a Microsoft não o atualizava há oito anos. "Muita coisa mudou nos último oito anos e acreditamos que seja a hora de um email de cara nova", afirmou Chris Jones, o vice-presidente da divisão Windows Live da Microsoft, em um post no blog da empresa.
O novo look é simples e nada poluído, com muito espaço em branco, e lembra a recente reformulação do Gmail empreendida pelo Google. A publicidade é veiculada de forma discreta em uma coluna na porção direita da tela, e só quando o usuário está olhando suas pastas de arquivo. Não são veiculados anúncios quando as mensagens estão abertas.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Google homenageia os 540 anos de Nicolau Copérnico



Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático, é o homenageado pelo Google nesta terça-feira, data que marca os 540 anos do nascimento do cientista




O astrônomo e matemático Nicolau Copérnico é o homenageado pelo doodle do Google nesta terça-feira, na data de 540 anos de seu nascimento. No doodle é representado um desenho animado ilustrando a teoria heliocêntrica de copérnico, que colocou o Sol no centro do Sistema Solar.

Assim, a edição especial do logo do Google apresenta a estrela como a segunda letra 'o' no nome do buscador, com os planetas girando ao seu redor. É uma representação das teorias de Copérnico.

Na época de seu lançamento, a obra que revelou a teoria foi criticada por ir contra conceitos estabelecidos entre a comunidade científica e religiosa. Acreditava-se, já que o Sol nasce de um lado do planeta e põe-se do outro, que era a estrela que girava ao redor da Terra, e não o contrário.

Nicolau Copérnico: biografia e obra
A teoria de Ptolomeu, de que a Terra encontrava-se no centro do universo, não era apenas observação empírica, destituída de instrumentos apropriados, mas também de crença religiosa. Para substituir o geocentrismo pela ideia de que era o nosso planeta que girava em torno do Sol, o cientista e matemático polonês partiu de fundamentos gregos propostos por Aristarco de Samos 1,8 mil anos antes.

As ideias dele iam de encontro ao que a religião pregava. Para o catolicismo, a Terra era o centro do universo. Tratava-se de suposição válida, contando os instrumentos de observação disponíveis, a tendência ao antropocentrismo e uma interpretação rígida da bíblia. Contudo, mesmo naquela época, Copérnico não era uma voz única. Havia outros cientistas com ideias semelhantes, a quem o polonês ofereceu leituras de sua teoria antes que ela fosse publicada.

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Foto: Astrônomo Nicolau Copérnico, em retrato de 1580 - Wikimedia Commons / Reprodução