Uma em cada seis crianças brasileiras possui um celular, segundo dados da pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Mas, antes de comprar um aparelhinho para o seu filho, vale fazer a pergunta: "ele realmente precisa disso?" A resposta vai depender de vários fatores, entre eles a idade da criança, a rotina da família, o senso de responsabilidade do pequeno e, claro, o orçamento disponível para mais um gasto mensal.
Segundo o consenso de pedagogos, nove anos costuma ser uma boa idade para ganhar um celular. Porém, é preciso conversar bem com a criança para que ela entenda como usar o aparelho e quais as consequências terá que enfrentar se perder o telefone. O ideal é que o celular seja pré-pago ou sem internet para que ela não extrapole nas ligações ou não baixe jogos ou programas com conteúdos impróprios para a idade. É importante também escolher um modelo mais simples e barato, já que as crianças não vão usar todas as funções do aparelho e podem perder o acessório com muito mais facilidade.
Saiba mais:
A pesquisa feita pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação indica que a maioria das crianças gosta de ter o celular por causa dos joguinhos. Oitenta e oito por cento dos pequenos de cinco a nove anos usam o aparelho para brincar e somente 15% sabem enviar mensagens de texto.
Fonte: Estação Notícia - A revista do Metrô Rio - outubro/2011
Imagem: GettyImages
PARA TODOS UM FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui o meu post.