RIO - Nem sempre é fácil garantir o sinal Wi-Fi em casa. Pode haver várias interferências, diz Rafael Soares Ferreira, diretor de Tecnologia da consultoria de segurança Clavis.
- Quanto mais paredes houver entre o ponto de acesso Wi-Fi e o aparelho que busca o sinal, mais fraco este pode ficar. Residências mais antigas, com paredes grossas, também podem dificultar a transmissão.
Além disso, estruturas como aquários podem interferir no sinal (a água é um obstáculo). O ideal é colocar o ponto de acesso Wi-Fi no centro da casa, de preferência em um local alto.
As interferências chegam também de outros aparelhos que utilizem a mesma frequência do Wi-Fi - a de 2,4GHz. Fornos de micro-ondas, telefones sem fio e babás eletrônicas podem navegar nessa frequência.
- Também é importante, ao configurar o aparelho (um processo em geral simples), selecionar o padrão de segurança WPA2, além de habilitar uma senha para proteger a rede - diz Freire.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/05/28/redes-wireless-sao-afetadas-por-micro-ondas-babas-eletronicas-ate-aquarios-924557367.asp#ixzz1NqO34I2O
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Imagem: GettyImages