domingo, 7 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

Amanhã, dia 08 de março, é o dia internacional da mulher e presto aqui minha homenagem para a mulher na tecnologia com as pioneiras do ENIAC e a inesquecível Lara Croft, a heroína dos vídeogames.

"As Pioneiras do ENIAC"

O ENIAC, localizado na Universidade da Pensilvânia, desenvolvido por John Mauchly e J. Presper Eckert, foi o primeiro computador eletrônico do mundo e programado inicialmente por seis mulheres:
Kathleen (Kay) McNulty Mauchly Antonelli;
Jean Jennings Bartik;
Fraces Synder Holberton;
Marlyn Wescoff Melzer;
Fraces Bilas Spence;
Ruth Lichterman Teitelbaum.

Estas mulheres faziam parte do Corpo Voluntário Feminino para Emergências (WACS), durante a Segunda Guerra Mundial (1945), cujo trabalho era realizar cálculos balísticos, um trabalho difícil, dado que naquela época, ainda ninguém tinha programado um computador, então não existia nada e ninguém com quem aprender. A única ferramenta disponível era um diagrama lógico em blocos do ENIAC. É importante observar que esses cálculos eram considerados muito importantes para a guerra, e estas mulheres foram escolhidas pelas suas habilidades em matemática, além de entenderem que elas eram mais capazes e rápidas do que os homens para realizar os cálculos. Ao todo, 75 mulheres fizeram parte do projeto além dos homens, contudo as mulheres no projeto não possuíam o mesmo respeito que os homens.

O ENIAC ficou pronto somente no final da Guerra e, ao invés de ser utilizado para o cálculo balístico, o seu objectivo inicial, foi utilizado para realizar cálculos relacionados com os estudos secretos das reações termo-nucleares, a bomba de hidrogénio. Sobre estas mulheres pioneiras que escreveram, ou melhor, programaram a história do ENIAC e da própria informática, assim como noutras áreas da ciência, as mulheres na informática permaneceram invisíveis e sua contribuição desconhecida. A óptica androcêntrica do campo científico não só dificultou a participação feminina como também manteve as mulheres fora das oportunidades favoráveis ao reconhecimento.


"Lara Croft é uma personagem fictícia da série de videogame do gênero de aventura, Tomb Raider. O personagem criado por Toby Gard também apareceu em quadrinhos, romances e uma série de curtas de animação, e foi incorporada por Angelina Jolie nos dois filmes.

Lara Croft quando tinha 9 anos de idade, sobreviveu a um acidente de avião na Cordilheira do Himalaia, onde a mãe dela foi dada como desaparecida. Depois de resistir a uma caminhada de 10 dias até Katmandu, Lara passou o resto de sua infância sendo criada pelo seu pai, o arqueólogo Richard Croft o Conde de Abbingdon. Aos 18 anos depois da morte de seu pai, Lara herdou os bens da família se tornando A Condessa de Abbingdon. Lara é geralmente apresentada como uma inteligente, atlética e às vezes imprudente inglesa de nobre origem que viaja pelo mundo em busca de artefatos inestimáveis. Conhecida como arqueóloga e aventureira, ela frequentemente se aventura em antigas, e muitas vezes perigosas, tumbas e ruínas. Além de armadilhas e quebra-cabeças, Lara encontra uma variedade de inimigos, incluindo rivais, gangsters, animais perigosos, criaturas lendárias e seres sobrenaturais. A natureza fantástica de suas aventuras arqueológicas tem recebido comparações com Indiana Jones."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui o meu post.