quinta-feira, 11 de abril de 2013

Google registra imagens de cidade deserta para o Street View



O Google sempre se mostrou disposto a ir a alguns lugares inóspitos para gerar imagens inusitadas do Street View. Desta vez os carros especiais da empresa circularam pela pequena cidade de Namie, no Japão. O que ela tem de especial? Ela foi atingida pelo desastre nuclear de Fukushima e está deserta há dois anos.

O Google começou a explorar a cidade ainda no início do mês de março a pedido do prefeito da cidade, Tamotsu Baba. Ele queria mostrar ao mundo a crise que sua cidade atravessa, bem como informar aos ex-habitantes do local a situação do município que abandonaram.

"Muitos dos habitantes deslocados pedem para ver o atual estado de sua cidade e há um bom número de pessoas no mundo que querem ter uma noção melhor de como o acidente nuclear atingiu as comunidades vizinhas a Fukushima", diz o prefeito.

As imagens já estão disponíveis, tanto no Street View, como no site Memories for the Future, apoiado pelo Google, que tenta reunir as imagens de destruição do acidente.

"Nós gostaríamos que você visse as imagens do Street View para entender o atual estado de Namie e a enorme gravidade da situação", afirma Baba. Entre as cenas registradas estão casas e prédios destruídos, e barcos de pesca encontrados a quilômetros da costa, carregados pelo tsunami.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Brasilienses criam game para cegos controlado por gestos

YURI GONZAGA
DE SÃO PAULO

Um game que permite disputas entre pessoas com visão e com deficiência visual. É o que está desenvolvendo a empresa brasiliense iDesign com o projeto "Herocopter".
Além da parte visual, o jogo tem áudio "tridimensional" (com noção de profundidade), que permite que cegos entendam onde estão os obstáculos e as metas.
"É uma inovação fantástica porque usa o controle Kinect [acessório do videogame Xbox que detecta gestos]", diz o analista de tecnologia Juliano César Ribeiro, 31, que é cego desde bebê por um erro médico e ajudou no desenvolvimento do jogo, ainda não lançado.
O "Herocopter" é um simulador de helicóptero. Quem pilota deve resgatar o maior número de pessoas em seis fases diferentes durante um tsunami, um terremoto ou um furacão. Há um copiloto que diz (por enquanto, só em inglês) onde estão as pessoas a ser resgatadas.
O game ainda está sendo traduzido para o português. "Queremos lançá-lo até o final deste ano", diz o sócio-fundador da empresa Bruno Kenj, 29. "Mas ainda estamos buscando um parceiro para que o jogo se torne viável."
A ideia, segundo Kenj, é comercializar por download, usando a plataforma Xbox Live, da Microsoft.

Assista ao vídeo em: http://youtu.be/1Y66A0DwYcA

Fonte: